Obras na praça de pedágio de Montenegro devem ser concluídas até início de julho

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Obras na praça de pedágio de Montenegro devem ser concluídas até início de julho

Serviços evoluem e novo ponto da BR-386/RS terá fluxo liberado nós próximos dias

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Obras na praça de pedágio de Montenegro devem ser concluídas até início de julho
Foto: divulgação
Montenegro
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A CCR ViaSul anunciou nesta semana que deverá concluir as ações de recuperação do pavimento na região da praça de Montenegro, no trecho entre os kms 426 e 424 da BR-386/RS, até o início do mês de julho, permitindo, assim, o restabelecimento pleno do tráfego nas quatro faixas, sendo duas por sentido. Previamente, na terça, 25, a concessionária havia liberado uma faixa por sentido no trecho, sem a necessidade de operar mais em sistema contrafluxo.

O local foi severamente atingido na última enchente histórica do Rio Grande do Sul, quando ficou totalmente submerso. Da mesma forma, devido à correnteza do rio Caí, boa parte do pavimento do entorno da praça foi levado pela força das águas. Tão logo as condições permitiram, as equipes da Concessionária iniciaram os serviços de recuperação do trecho até o restabelecimento do fluxo pelo local no dia 18 de maio, em caráter emergencial.

Desde então, os serviços seguiram ininterruptamente, com a atuação de cerca de 50 trabalhadores e 15 máquinas, desempenhando ações de limpeza, terraplenagem, pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança viária.

Otimização na recuperação

Visando otimizar as ações de recuperação, o material fresado removido pelas equipes durante os trabalhos emergenciais foi reutilizado de duas formas distintas, uma na pavimentação de vias marginais de revestimento primário e outra na composição da sub-base da rodovia.

Para permitir a reutilização o material foi beneficiado através de processo de britagem, sendo novamente usinado com a inclusão de cimento na mistura. Esta técnica possibilitou a reaplicação de 800 m³ de material oriundo das remoções de pavimento. Até o final das atividades, estima-se a utilização de 5 mil toneladas de asfalto para recuperação do segmento de pouco mais de dois quilômetros, antes e depois da praça de pedágio.

Ao todo, a CCR ViaSul investiu quase R$ 16,5 milhões na promoção de todas essas ações.

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