Desde a sua fundação, a Klima Cold se destaca pelos serviços de refrigeração e climatização na região. Com mais de uma década de experiência no mercado, a empresa não só consolidou sua reputação pela qualidade técnica e comprometimento, mas também pelo reconhecimento como assistência técnica credenciada pelas principais marcas do setor.
Com sede em Lajeado, a Klima Cold é liderada por André Lemes e André Schappo, e hoje trabalha com instalação, reparo e manutenção preventiva e corretiva de todo o portfólio de eletrodomésticos, principalmente geladeira, máquinas de lavar e ar-condicionado.
“A empresa começou na rua dos fundos do Colégio Irmã Branca, na garagem de uma casa. Depois fomos para a avenida Sete de Setembro e agora faz cinco anos que fomos para o bairro Montanha”, conta Lemes. Ele lembra que a empresa foi fundada por Fernanda Rocha Carvalho em 2009. A sociedade entre André e Schappo se consolidou anos depois.
Ao aliar-se a fabricantes líderes do mercado e ser uma empresa credenciada autorizada, a Klima Cold atua com peças e acessórios originais, bem como ferramentas e recomendações técnicas fornecidas diretamente pelo fabricante. O que garante a qualidade dos serviços.
Segundo Schappo, essa parceria possibilita à empresa manter-se atualizada e seguir os padrões vigentes. Isso porque as marcas estão envolvidas em todo o processo de atendimento, desde a solicitação até a entrega, uma vez que há integração direta do sistema com as fábricas. “Às vezes eles mandam boletins técnicos para acompanharmos também”.
O bate-papo completo com a Klima Cold pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Kappel Imóveis, Black Contabilidade, Marcauten, Grupo Zagonel, A Mobília Lajeado, Dale Carnegie, Sunday Village Care, 3F1B Móveis Estratégicos e STW Automações.
Entrevista
André Schappo, sócio-administrador da Klima Cold Refrigeração
André Lemes, sócio-administrador da Klima Cold Refrigeração
“Somos uma empresa credenciada autorizada, se está dentro da garantia a gente atende”
Wink – Vocês não fundaram a empresa, certo?
Lemes – A empresa foi fundada em 2009 e o Schappo esteve desde o início. Eu entrei depois. Faz três anos que estou na Klima Cold e sou proprietário há pouco mais de um ano. Sai da Docile, entrei como gerente comercial e depois fizemos a sociedade.
Wink – O que precisa ter internamente em uma operação de manutenção de serviço?
Lemes – Na manutenção, primeiro você precisa ser técnico. Instalar ar é uma coisa mais tranquila. Mas na hora que tu chega na casa do cliente e precisa fazer um diagnóstico do problema é um pouco mais complicado. Tem que fazer vários testes, tem que conhecer o produto. Ou seja, é preciso da área técnica e para isso tem que ter as ferramentas. Então não é apenas a vontade.
Wink – É muito diferente trabalhar em um ar, geladeira ou máquina de lavar?
Shappo – Sim, é diferente. A exemplo, uma geladeira não tem muita manutenção, dá mais trabalho quando tem que recolher para trocar o motor.
Lemes – Hoje trabalhamos com equipes distintas, há uma equipe de ar-condicionado e outra de produtos de linha branca.
Wink – Sobre as geladeiras e máquinas, vocês atendem o fabricante ou um lojista?
Lemes – Tudo isso. Somos uma empresa credenciada autorizada, se está dentro da garantia a gente atende. E claro, temos uma relação direta com o fabricante. Tudo é encaminhado pelo fabricante quando é garantia de um ano ou estendida.
Wink – Vocês fazem projetos para lojas? Que tipo de cuidado tem que ter um bom projeto de climatização?
Lemes – A gente atende tanto projeto de casa quanto comercial e indústrias. Mas um bom projeto parte de uma boa verificação. Ele precisa de cálculo de Btus por ambiente, por pessoas. Então tem um monte de fórmulas para isso. Varia também de acordo com o que o cliente procura para o ambiente dele.
Wink – O que melhorou nos ares-condicionados que hoje eles estão mais econômicos?
Lemes – A refrigeração é uma área que está expandindo. Hoje, ela trabalha muito com gás natural. O ar convencional que a gente chama de “on/off” nem produz mais. Agora trabalham o motor inverter, que aumenta a rotação. É um ar que não se desliga, ele reduz a rotação do motor conforme precisa de mais carga térmica para o ambiente, então ele não deixa cair.
Wink – Sempre me falaram que a melhor temperatura é 23 graus. É um mito ou verdade?
Lemes – É verdade. A gente precisa por a carga máxima para gelar o ambiente, depois muitas vezes ele não vai chegar nessa temperatura e não. Com 23 graus ele acaba tendo um bom desempenho.
Dica de leitura
Como fazer uma empresa dar certo num país incerto – Abílio dos Santos Diniz
Em um projeto ousado o Instituto Empreender Endeavor reúne tudo o que aprendeu e ensinou ao orientar mais de três mil empreendedores brasileiros. O livro reúne conselhos e lições de 51 dos mais bem sucedidos empreendedores do Brasil. Além disso, aborda assuntos como gestão, gente, sociedade, mercado e aspectos legais exemplificados com casos reais. São histórias desde a reviravolta de uma grande empresa como a Brahma até a fundação de uma potência como a Natura.