Codevat retorna para a Univates após quatro anos

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Codevat retorna para a Univates após quatro anos

Doutora em Desenvolvimento Regional, a economista Cintia Agostini assume presidência do conselho após saída de Luciano Moresco

Codevat retorna para a Univates após quatro anos
Cintia Agostini foi presidente do Codevat de 2012 até 2020. (Foto: Rodrigo Martini)
Vale do Taquari

A posse da nova diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat) ocorreu na tarde de ontem. A economista, doutora em Desenvolvimento Regional, atual gerente de Relações Institucionais da universidade, Cintia Agostini, assume o comando da instituição ao lado do economista e empresário, Rogério Wink.

Cintia Agostini foi presidente do Codevat por oito anos. Assumiu em 2012, no lugar do então reitor da Univates, Ney Lazzari. Em agosto de 2020, a economista deixou o comando do conselho. Então, Luciano Moresco, assumiu o cargo. Pré-candidato a prefeito no município, ele comunicou os integrantes da saída do cargo em abril.

O então vice, o empresário Ito Lanius, estava afastado das atuações como voluntário no conselho. Pelo estatuto, a próxima assembleia geral para escolha da diretoria ocorreria no primeiro trimestre de 2025. Sem ter nomes para liderar a entidade, foi decidida uma composição com novas eleições.

O Codevat congrega todas as entidades da sociedade civil organizada da região. Foi criado em 1991, por meio de uma construção coletiva. Até 2020, o escritório executivo ficava na universidade. Foram quase 30 anos de atuação dos docentes nas funções de liderança, de organização sistêmica do planejamento regional e também do custeio das despesas de operação.

Histórico do conselho

  • O Codevat foi a principal instituição a criar o conceito de Vale do Taquari no início década de 1990;
  • Foi por meio da organização regional que se demonstrou ao governo do Estado a existência de uma localidade distinta entre os Vales do Rio Pardo, Caí e Serra.

Diretoria 2024/26

  • Presidente – Cintia Agostini (Univates)
  • Vice – Rogério Wink (CIC-VT)
  • Secretários – Sandro Herrmann (Amvat), Edmar Rovadoschi (Amat)
  • Tesoureiros – Marcos Hinrichsen (Fetag), Vanessa Ahne (Avat)

Entrevista
Cintia Agostini • presidente do Codevat

“De fato, o que precisamos é estar preparados”

A Hora – O que se desenha para uma nova administração do Codevat?

Cintia Agostini – Este é um momento muito particular. O conselho existe desde 1991. São muitos anos de organização da sociedade e de trabalho por projetos regionais nas mais diversas áreas e dimensões. Agora, se torna particular pelos desafios que vivemos na região devido a grande inundação.
O conselho volta à universidade e, na maior parte, os conselhos regionais estão nas universidades comunitárias. Então, a Univates colocou o meu nome a disposição para dar continuidade ao trabalho.

– O Codevat ajudou a mostrar ao Estado que o Vale do Taquari era uma região específica entre os vales e a Serra. Agora, com o desafio da reconstrução, de ser uma localidade com sua identidade própria, como é possível demonstrar ao país que é preciso um olhar diferenciado para a região, por ter sido o epicentro da catástrofe.

Cintia – Infelizmente fomos o epicentro. Agora, temos de ver isso como oportunidade. De reconstruir, replanejar, repensar as cidades, as casas, os negócios e elevar o Vale para outro patamar.
Precisamos pensar em cidades mais resilientes, olhando pela perspectiva de conceitos como cidades inteligentes e sustentáveis. Ou seja, para fazermos frente ao que está posto, sabendo que novos episódios extremos vão acontecer ali na frente. Só não sabemos quando e como. De fato, o que precisamos é estar preparados.

– De que maneira?

Cintia – Desde planos diretores, ações de contingenciamento, educação ambiental, repensar espaços alagáveis, melhores equipamentos públicos. São muitos aspectos, difícil estabelecer alguma prioridade. Mas, a oportunidade está em sermos referência para cidades mais preparadas.
Falam da nossa região, de que é diferente, que tem particularidades, como o associativismo, o valor que as pessoas dão ao trabalho e do empreendedorismo. Também somos únicos pela perspectiva do rio, pela alta incidência das enchentes.
Nestas perspectivas o conselho se associa. Dentro do Codevat cabem todas representações da sociedade. Empresários, vereadores, prefeitos, produtores rurais. Os mais diferentes setores estão contemplados. Justo por essas visões diversas, podemos traçar as estratégias e planos de futuro do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais