Câmara de Teutônia apura denúncias contra vereadora

POLÍTICA

Câmara de Teutônia apura denúncias contra vereadora

Neide Schwarz (PSDB) responde por irregularidades ao projeto “Melhores amigos” e a maus-tratos de animais

Câmara de Teutônia apura denúncias contra vereadora
Foto: arquivo
Teutônia

A sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia de terça-feira, 25, foi pautada pela denúncia contra a vereadora Neide Jaqueline Schwarz (PSDB). Durante o encontro, foi criada a Comissão Parlamentar Processante (CPP) para apurar as acusações de suposta fraude projeto “Melhores amigos” e a maus-tratos de animais.

A notificação feita por morador do bairro Canabarro, alega diversas irregularidades relacionadas ao projeto, criado para desenvolver políticas públicas de proteção aos animais. Na denúncia cita que a proposição, financiado com recursos do governo estadual e do município, teve a prestação de contas rejeitada devido a irregularidades. Animais pertencentes a cidadãos sem condições financeiras, que deveriam ser cadastrados em programas sociais, foram castrados sem seguir os critérios de elegibilidade. Além disso, há suspeitas de fraude no preenchimento das fichas de castração.

O denunciante também comenta que em visita ao aterro sanitário de Teutônia, encontrou cães em situações de maus-tratos, trancados em casas, presos em tubos de concreto e até mortos afogados. Ele acusa a vereadora Neide Jaqueline Schwarz de ser responsável pelo encaminhamento dos animais a essas condições, configurando crime ambiental.

Assessor jurídico da câmara, Fábio Gisch explica que na sessão foram sorteados os vereadores que fazem parte da comissão. Cleudori Paniz (PSD), Diego Tenn Pass (PDT) e Márcio Vogel (MDB) notificarão a vereadora, que em dez dias deve apresentar a defesa prévia e as testemunhas. Após isso, essa comissão analisará os documentos. “Se a comissão entender que tá suprido, tá tranquilo, eles podem pedir o arquivamento, ou pedir a continuidade do processo e também a oitiva das testemunhas”, informa Gisch.

“É pura politicagem”

Neide se defende das acusações. Ela alega perseguição política. “É pura politicagem”, afirma. A vereadora comenta que no ano passado apresentou uma denúncia em uma sessão mostrando a situação dos animais que estão no local. “Eles me acusam de levar os animais para o espaço, mas é bem pelo contrário, eu tirei animais de lá”, complementa.

Sobre o projeto “Melhores amigos”, cita que teve falha no município, mas que não houve desvio de dinheiro. Relata que projeto era para castrar 100 gatas e 50 cachorras de até dez quilos, porém alguns casos, algumas cachorras estavam no cio ou eram mais pesadas, então mudou o número de animais castrados e o valor cobrado. “Não teve desvio, até porque não tenho acesso aos valores, não trabalho na prefeitura. Minha consciência está tranquila, agora cabe aos colegas vereadores decidirem o meu futuro.”

Acompanhe
nossas
redes sociais