Lajeado faz plantão para cadastrar Auxílio Reconstrução

APOIO À CALAMIDADE

Lajeado faz plantão para cadastrar Auxílio Reconstrução

Prazo encerra nesta terça-feira. Ceapac atende até 22h

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Junho de 2024 às 15:32

Lajeado faz plantão para cadastrar Auxílio Reconstrução
Foto: divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo federal anunciou no sábado que o prazo para cadastro no Auxílio Reconstrução encerra nesta terça-feira, 25. O município faz plantão de atendimento nesta segunda-feira, 24, para cadastrar as pessoas que tiveram a residência atingida pela enchente de maio.

Os cadastros são realizados no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), que fica localizado na avenida Benjamin Constant, 420, e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na rua Julio May, 496, e também via formulário para aqueles que já possuem agendamento.

A administração orienta que, antes de se dirigir ao Ceapac, a pessoa pode conferir se o CPF já foi cadastrado no link. Se o CPF constar nesta lista, a pessoa já está cadastrada e não precisa se encaminhar ao Ceapac ou ao Cras. Se ao consultar no site Gov.br, o CPF do responsável pela família estiver com o status “Em processamento” ou “Em análise”, basta aguardar a análise dos dados por parte do governo federal.

Para quem ainda não fez o cadastro, o prazo se encerra nesta terça-feira, 25. A administração municipal realiza uma série de medidas para concluir o cadastro de pessoas atingidas. Quem já havia agendado atendimento no Ceapac para os próximos dias, está sendo enviada mensagem via WhatsApp com um formulário de cadastro do Auxílio Reconstrução.

É necessário preencher os dados e anexar uma imagem do comprovante de endereço, que pode ser uma foto do comprovante da conta de luz, água, IPTU ou declaração da Agente de Saúde, no nome do responsável pela família. O documento será avaliado pela prefeitura para verificar a validade e se estiver correto, o cadastro será enviado ao governo federal.

Assim, a pessoa atingida não precisará mais ir ao Ceapac para o cadastro do Auxílio Reconstrução. Se o atingido tiver direito a cadastro em outros benefícios, será necessário ir até o local.

Os atingidos que ainda não agendaram cadastro no Ceapac e têm direito ao Auxílio Reconstrução devem comparecer nesta segunda-feira:

– Das 13h30 às 17h: no Cras;
– Das 17h às 22h: no Cras ou no Ceapac (Avenida Benjamin Constant, 420).

Nestes horários, haverá atendimento exclusivo para cadastro do Auxílio Reconstrução. No final da tarde, será informado horário de atendimento da terça-feira.

Os atingidos devem levar documentos de todos os integrantes da família (com CPF) e comprovante de residência (foto de comprovante de luz, água, IPTU ou declaração da Agente de Saúde) em nome do responsável familiar.

O benefício de R$ 5,1 mil (Auxílio Reconstrução) é pago para apenas um responsável por família e que a tentativa de fraude pode gerar processo criminal. Assim, se alguém da sua família já fez o cadastro, não é permitido que outra pessoa faça.

Conforme o o governo federal, as análises e os pagamentos para as famílias já cadastradas e que têm direito ao auxílio continuarão após o dia 25, até a conclusão de todas as avaliações.

Acompanhe
nossas
redes sociais