Em um esforço para enfrentar a devastação causada por recentes desastres naturais, a prefeitura de Encantado encaminhou para a Câmara Legislativa o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 20 milhões. O financiamento visa à reconstrução da infraestrutura urbana e rural, além da retomada econômica e habitacional do município. O projeto de lei está sendo encaminhado para apreciação e votação em regime de urgência pela Câmara Legislativa.
Os eventos climáticos extremos ocorridos em Encantado destruíram 390 moradias e impactaram severamente todos os setores produtivos. Frente a este cenário, a Secretaria de Gestão Financeira e o Departamento de Desenvolvimento analisaram alternativas para viabilizar a recuperação. Após minuciosa análise, concluiuse que a melhor solução seria a contratação de crédito com garantias da União, a juros mais baixos. “A análise financeira mostra que, embora tenhamos regularidade nas despesas correntes, não temos recursos suficientes para investimentos de grande vulto necessários para a infraestrutura e habitação”, afirma o Secretário de Gestão Financeira de Encantado, Klaus Schnack.
O financiamento proposto apresenta condições favoráveis, incluindo taxas anuais de até 111,40% do CDI, carência de 24 meses e amortização em 120 meses. O valor será desembolsado em dois anos, permitindo à gestão municipal tomar decisões conforme as necessidades surgirem.
A aprovação do projeto é vista como algo importante para a permanência bem como instalação de empresas, além da infraestrutura para construção de moradias, ações que são cruciais para a recuperação e desenvolvimento econômico do município. A infraestrutura melhorada não só trará de volta a normalidade para as famílias afetadas, mas também atrairá novos investimentos, promovendo emprego e renda. “O projeto é desafiador, mas necessário. É um passo fundamental para garantir que Encantado se recupere e prospere. Um projeto que pensa nas nossas empresas, com a compra de áreas para o novo distrito industrial. Pensamos também nas famílias, já que o projeto é importante para garantir a infraestrutura necessária para as novas moradias”, conclui o prefeito Jonas Calvi.