É preciso ampliar o foco na BR-386

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É preciso ampliar o foco na BR-386

Não tem como ser diferente. Com problemas em todos os cantos do Vale do Taquari, as entidades, líderes regionais e até mesmo a imprensa não conseguem atender a pleno todas as demandas. Em termos de logística, já houve foco na liberação do trecho entre Lajeado e a Região Metropolitana, nas travessias sobre o Rio Forqueta, nas pontes sobre o Rio Taquari e o Arroio Boa Vista, e na manutenção de estradas de chão batido que se tornaram rotas únicas aos veículos pesados para conectar as regiões alta e baixa. Agora, e antes tarde do que mais tarde, é momento de focar naquele que talvez seja o trecho mais impactado pelas fortes chuvas de maio. Eu falo dos quilômetros 297 e 308 da rodovia federal, localizados em Pouso Novo.

Foto: Rodrigo Martini

A previsão da CCR Viasul não é lá muito otimista. Por ora, a concessionária estima finalizar a reconstrução das pistas e dos taludes apenas no primeiro semestre de 2025. Um prazo muito extenso diante da importância do trecho para todo o Rio Grande do Sul. Diante disso, o Ministério Público Federal deverá ser invocado para exigir mais agilidade. Caso contrário, todo o Rio Grande do Sul vai perder e muito com a incalculável inércia.

PP e MDB unidos em Lajeado? EU DUVIDO…

O assunto já foi tratado com muito mais discrição entre integrantes dos principais partidos de Lajeado. Antes mesmo da enchente, porém, o tema rompeu as fronteiras das discretas cafeterias, passou a circular entre agentes menos preeminentes das respectivas siglas e já virou conversa de botequim. Fato é que alguns poucos representantes do PP e do MDB já conversaram, sim, sobre uma possível aliança para o pleito de outubro. “Estamos abertos com todos os partidos, menos com o PT”, avisa um representante do alto escalão Progressista. E o plano inicial destes poucos correligionários era unir a atual vice-prefeita Gláucia Schumacher, a pré-candidata a prefeita pelo PP, e o vereador Carlos Ranzi, o pré-candidato a prefeito pelo MDB. Entretanto, e bota “tanto” nisso, a distância entre a intenção dos agentes políticos e os anseios e propósitos dos referidos partidos e pré-candidatos ainda possui uma babilônia de quilômetros. Oficialmente, inclusive, ambos não abrem mão de lutar pela principal cadeira do poder Executivo. Portanto, e mesmo que nenhum dos lados rechace por completo a inusitada aliança política, é bem provável que eu não volte a escrever sobre o improvável pacto entre PP e MDB.

PL e PSDB (cada vez mais) próximos

No fim da tarde dessa sexta-feira, líderes do Partido Liberal (PL) e do PSDB de Lajeado se reuniram em um tradicional espaço gastronômico e cultural da cidade para debater o futuro da cidade. Em pauta, claro, uma possível coligação para as eleições de outubro. É sempre bom lembrar que ambas as siglas ainda estão muito conectadas com o governo municipal comandado pelos Progressistas. No entanto, e diante da insistência do PP em uma nova “chapa pura” na majoritária, é cada vez mais factível a criação de uma nova oposição em solo lajeadense. Aliás, essa possível nova oposição poderia atrair, inclusive, atuais opositores.

1941 X 2024

Dados de medições revelam que a chuva que causou a cheia de 2024 foi mais volumosa e intensa que a chuva que causou a cheia de 1941 na bacia hidrográfica do Guaíba. As informações constam em uma nota técnica do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Entre os profissionais responsáveis pela nota, o hidrólogo e pesquisador lajeadense Walter Collischonn.

Enquetre: “enterra” o rodízio

O Grupo A Hora chamou a comunidade para opinar e a maioria foi contra a implantação de um rodízio de placas para a utilização da Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio. O resultado da enquete respondida por mais de 1,8 mil internautas apontou que 86% é contra e 14% é favorável à instigante medida. E é bom reforçar. Não se trata de um projeto do Departamento de Trânsito de Lajeado. Foi apenas uma ideia ventilada pelos responsáveis e prontamente rechaçada pela comunidade regional e estadual. Aliás, outra ideia “ventilada” é a campanha “carona solidária”. Essa, sim, com muito mais probabilidade de ser abraçada de forma orgânica por alguns motoristas.

TIRO CURTO

  • Prefeito em segundo mandato de Bom Retiro do Sul e presidente da Amvat, Edmilson Busatto (MDB) utilizou as redes sociais para convidar a comunidade para o lançamento de pré-candidatos a prefeito e vice. O evento ocorre na próxima terça-feira, às 19h, na Sociedade Cantores.
  • Há quem diga que o agente escolhido para ser o sucessor de Edmílson Busatto no comando de Bom Retiro do Sul é Rodrigo Rodrigues (UB), que já atuou como Coordenador de Projetos, Secretário da Fazenda, Secretário da Saúde e Chefe de Gabinete na prefeitura local.
  • Em Estrela, e além da reconstrução da Escola Leo Joas no mesmo bairro das Indústrias, a creche de Arroio do Ouro também será reconstruída em um terreno na mesma localidade.
  • A câmara de Encantado recebeu, na modalidade de comodato, uma antena Starlink e um gerador do Instituto Cultural Floresta.
  • Em tempo, a Univates recebe o necessário reconhecimento por parte do Estado para aplicar o conhecimento e a ciência em prol da sustentabilidade. O contrato para a revisão de planos diretores em cidades atingidas pelas enchentes é um primeiro passo para um futuro mais consciente e seguro.

Acompanhe
nossas
redes sociais