A Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil) protocolou neste sábado, 22, na prefeitura de Lajeado, o projeto para a execução das dez primeiras casas do programa “Uma Casa por Dia”. A iniciativa, que visa construir moradias para famílias atingidas pela cheia de maio, teve o primeiro passo com a assinatura do termo de cessão do terreno, localizado no bairro Floresta. Anúncio foi feito por meio das redes sociais do programa.
Evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da agência e membros da comunidade. Entre os presentes estavam o arquiteto urbanista da Seplan, Guilherme Antonio Baréa; a arquiteta voluntária do Programa, Camila Mirapalhete; a secretária de Planejamento da Prefeitura de Lajeado, Cátia Berteli; a auxiliar de Administração da prefeitura de Lajeado, Patrícia Alves; e o diretor executivo da Agil, Tiago Guerra.
Com a definição do local e a aprovação do projeto, as obras devem ter início em breve. Os terrenos, localizados em uma área urbana em crescimento, possuem mais de 1.300 m² e contam com fácil acesso a empresas, residências e outros serviços essenciais.
“O programa ‘Uma Casa Por Dia’ representa mais do que apenas a construção de habitações. Ele simboliza a esperança e a resiliência de uma sociedade unida em prol do seu próprio futuro”, descreve a publicação.
A iniciativa envolve a Agil, Pro_Move Lajeado, Univates, empresários, Promotoria Regional Ambiental do MP, Gira e Observatório de Marcas. Parceria também envolve o governo, que cede terrenos públicos, enquanto que a contratação da construtora é feita por meio de recursos privados. As residências serão pagas com dinheiro de doações de grandes empresas e fundos internacionais.