A CIC Teutônia promoveu nessa sexta-feira, 21, a terceira edição do Almoço Empresarial em 2024. O convidado foi o prefeito Celso Aloísio Forneck, que destacou as iniciativas municipais para o desenvolvimento de Teutônia.
Em sua fala, prefeito destacou os desafios enfrentados nos últimos anos, como Covid, estiagem, crise da Languiru e oito enchentes.
Apresentou dados e investimentos feitos nas secretarias de Educação, Saúde e Obras.
Explicou os motivos que fizeram as empresas escolherem a cidade para investir. Entre eles a localização, cortada por rodovias federais e estaduais, e as parcerias para promover atividades de qualificação como o Projeto Jovem Empreendedor e o RS Qualificação. “Precisamos estimular as pessoas para o empreendendorismo”, citou.
Forneck destaca que a cidade tem confirmado mais de R$ 250 milhões em investimento de empresas novas que migraram para Teutônia em 2024. “Além das empresas de fora, estamos apoiando e ajudando empresas locais a se desenvolver”, afirma.
Entre as empresas que decidiram apostar em Teutônia, aponta Atlas, Carrer, Supermercado Esquinão, Supermercado Passarela, Supermercado Ávila, Fontana SA, WSA Turbinas, entre outras que estão em negociação. “Precisamos diversificar a economia, pois se um setor for mal, os outros vão bem”, afirma.
“Não queremos crescer de qualquer jeito”
Forneck destaca que vai faltar moradia para as pessoas que estão migrando para Teutônia para trabalhar. Além disso apontou carências na saúde. Comenta que em 2024, mais de 1,2mil cartões do SUS foram solicitados, bem como aumentou a coleta de lixo na cidade. “Não queremos crescer de qualquer jeito. Temos que olhar com carinho para todos os setores.”