Durante passagem ao Vale do Taquari, o senador Paulo Paim (PT), manifestou que é nítida a situação angustiante, que a região se encontra. “Realidade desesperadora, porque o desemprego e a miséria estão sendo contundentes”.
SAIBA MAIS: Comissão do Senado visita região para ouvir demandas
Paim reitera, que a forma que a comitiva de senadores tem de auxiliar na recuperação do estado, é encaminhando as demandas ao congresso e aos órgãos competentes diretamente.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos) acrescenta, que também irão agilizar as votações no congresso relacionadas ao Rio Grande do Sul, principalmente as medidas provisórias e ressalta a importância da população.
Para Mourão, é importante realizar essa visita aos lugares afetados para expandir o conhecimento sobre a tragédia que tanto afetou o estado e principalmente o Vale do Taquari. “Nós, gaúchos, temos consciência da tragédia por vivermos, mas é preciso que os outros também tenham a percepção da realidade in loco, para exercer pressão no Congresso”.
O ex vice-presidente, considera que o governo estadual está operando dentro dos limites possíveis, em meio a tantas questões legislativas, porém o governo federal precisa ter atitudes mais coerentes com a situação, ele considera que uma solução cabível é o fundo perdido. “Não adianta oferecer linhas de crédito, se o cidadão não tem como pagar, é preciso dar dinheiro na mão das pessoas”.
O senador licenciado Luís Heinze, pondera que o desassoreamento é o assunto principal que deve ser discutido e menciona também, a criação de um projeto que inclua a o Vale nas soluções e liberação de novos recursos através do Executivo.
Em relação à desburocratização, Heinze cita que os cidadãos, as empresas e a impressa, devem continuar realizando cobranças pela agilidade da concretização das promessas. “Os senadores vão estar junto nessa empreitada e o este assunto de liberação de recursos as empresas, serão discutidos durante a visita, em Encantado”.