Comunidade prepara protesto na ERS-129

PEDIDO POR ASFALTO

Comunidade prepara protesto na ERS-129

Mobilização neste sábado, 22, pode provocar o bloqueio da via. Objetivo é conscientizar autorizadas à pavimentação no trecho

Comunidade prepara protesto na ERS-129
Foto: arquivo / A Hora
Vale do Taquari

Moradores se unem neste sábado, 22, em manifestação na localidade de Fazenda Lohmann, no limite entre Colinas e Roca Sales. O objetivo do ato é alertar e cobrar das autoridades a pavimentação de trecho da ERS-129. A via é uma importante ligação entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari.

Com a queda da ponte na ERS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio, o fluxo de veículos de carga utiliza a ERS-129 para acessar as cidades da microrregião de Encantado. Do percurso de 7,1km cerca de 6km aguardam obras de asfaltamento há mais de seis anos. Em junho de 2018, um convênio de R$ 3,5 milhões foi assinado junto ao Estado. Os serviços não avançaram e somente 1,1 km foi concluído.

“A gente quer saber o que vai acontecer com as estradas depois que as pontes forem concluídas. O que vai acontecer com a estrada, vai ficar abandonada mais quantos anos? A gente vai ficar desassistido de novo?” indaga o morador da localidade, Rodrigo Alex da Silva.

Para ele, a utilização da estrada como rota de conexão das regiões é importante e legítima, mas a comunidade se preocupa com a condição do trecho e exige uma solução para melhor trafegabilidade.

“Não queremos mais promessas. A gente quer algo concreto, quer ver o projeto do governo, a licitação ou assinatura de contratado. O município de Roca Sales está totalmente devastado depois das duas enchentes. Não ter um acesso que preste complica mais ainda”, manifesta.

Conforme o Piratini, o projeto passa por um novo reequilíbrio financeiro. Por meio do Daer, obras paliativas de manutenção são feitas no local. Já a comunidade, pressiona para que o asfalto saia do papel e permita melhores condições de deslocamento pela região.

Acompanhe
nossas
redes sociais