Bombeiros de São Paulo instalam base no Pella Bethânia

Taquari

Bombeiros de São Paulo instalam base no Pella Bethânia

Pousada e auditório da instituição foram cedidos à corporação, que auxilia na busca por pessoas desaparecidas

Bombeiros de São Paulo instalam base no Pella Bethânia
No auditório, com computadores e aplicativos, a base operacional acompanha as equipes de campo. (Crédito: Édson Luís Schaeffer)
Taquari

A Associação Beneficente Pella Bethânia de Taquari, cedeu a pousada e o auditório para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, que auxiliam na busca por pessoas desparecidas no Vale do Taquari em decorrência da cheia histórica do mês de maio. Desde 30 de abril locada em Lajeado, a corporação transferiu a base operacional do Vale do Taquari para a estrutura da instituição no domingo, 16, onde permanecerá enquanto atuar na operação.

Junto à pousada da Pella Bethânia, os bombeiros têm as acomodações necessárias para a execução do trabalho, como auditório para a parte operacional e de estratégia, cozinha, banheiros equipados e quartos.

A força-tarefa disponibilizada pelo estado de São Paulo é dividida em equipes, que se revezam a cada 10 dias. Atualmente, a Força-Tarefa (FT) 05 é composta por 23 homens que atuam em sete viaturas, quatro embarcações, drones, binômio (guia e o cão farejador) e o helicóptero Águia 12, da Polícia Militar de SP.

A equipe da FT 05 permanece em Taquari até esta sexta-feira, 21, quando a FT 06 assume os trabalhos. A nova equipe é composta por 20 homens e três mulheres, além de dois cães farejadores. A corporação paulista ainda tem o apoio de oito bombeiros do Espírito Santo, que igualmente estão na pousada Pella Bethânia.

A transferência da base operacional para Taquari foi motivada pela oferta da estrutura completa da instituição e por as buscas da corporação estarem concentradas, no momento, no município, inclusive com uma vítima localizada no último sábado, 15, em uma região conhecida como Cemitério de Navios. Nesta semana, devido à nova elevação do Rio Taquari, a força-tarefa atuou em outros municípios da região, como em Teutônia, onde localizaram mais uma pessoa desaparecida no final da tarde de quarta-feira, 19.

Na segunda e terça-feira, dias 17 e 18, eles ministraram o treinamento “Combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar” para as equipes de trabalho da instituição. A capacitação foi organizada pela coordenadora dos lares, Mônica de Castro, e pelo 1º tenente Marcus Vinicius de Oliveira Barbosa. Para o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, ceder o espaço da pousada para o Corpo de Bombeiros de São Paulo é a forma da instituição contribuir com a região neste momento delicado. “Além do cuidado com os nossos residentes, cuidamos de quem cuida. E para nós é uma honra poder cuidar destes homens e destas mulheres que bravamente tem auxiliado o nosso Estado, oferecendo a eles e elas um espaço digno e um acolhimento familiar”, frisa.

A base operacional

Por meio de computadores e aplicativos específicos, acompanham as condições climáticas, as áreas de interesse por buscas, bem como o trajeto percorrido por cada bombeiro e, inclusive, cão farejador. Quando necessário, a base operacional se comunica com a equipe de campo por meio de aplicativo que permite a conexão com os rádios.

Seja por água ou por terra, os bombeiros realizam  buscas nas áreas de interesse identificadas previamente por meio do sobrevoo de helicóptero ou drone. Quando alguma vítima é localizada, as autoridades competentes são acionadas.

Conforme o subcomandante da Força-Tarefa 5, capitão Clóvis Augusto Michelin, as áreas de interesse onde se concentram as buscas são locais onde há acúmulo de materiais, principalmente troncos de árvores, restos de mobílias, de casas e animais. “O rio vem descendo e nas áreas onde há uma mata mais fechada e alta, ocorre um filtro. Com a ajuda de cão farejador, que é treinado para identificar somente corpos humanos, fazemos a busca nestes locais. Muitas vezes ainda contamos com o suporte de máquinas para remover o entulho de uma área já monitorada e realizar nova busca”, explica.

Acompanhe
nossas
redes sociais