Se faltaram informações e prognósticos antes das trágicas enchentes de setembro e maio, desta vez tudo indica que pecamos pelo “excesso” de dados e perspectivas negativas. As projeções de que as cabeceiras seriam inundadas em meio a mais uma considerável enchente no Vale assustaram uma população já traumatizada e enlutada. Ninguém em sã consciência erra ou se precipita por vontade própria, é claro. Mas, e isso precisa ser registrado, determinados erros ou precipitações podem alimentar os mais severos sentimentos e, portanto, merecem mais zelo e pudor.
Na região, por exemplo, alimentamos de forma precipitada o medo e a desesperança em milhares de pessoas e, de quebra, ainda minamos a credibilidade de importantes fontes. E eu reforço: toda a mobilização para mitigar a eventual tragédia é fruto das melhores intenções, e os erros fazem parte das previsões do tempo. Sobre isso, aliás, eu cito Plauto, um importante dramaturgo romano que certa vez escreveu. “A boa intenção reconhecida em uma má ação reduz o mal pela metade”.
Entretanto, e justificando a presença do artista e sua citação, precisamos de menos dramaturgia (e palanques e redes sociais) e muito mais assertividade por parte dos líderes. E isso requer, inevitavelmente, muito mais foco e, acima de tudo, investimentos pesadíssimos em educação, tecnologia, estudos, infraestrutura e capacitação. Ir à guerra com as mesmas armas das recentes derrotas é, no mínimo, imprudente.
E o futuro da Ferrovia do Trigo?
Além de impactar duramente o importante incremento financeiro garantido pelo sucesso do turístico Trem dos Vales, a imponente Ferrovia do Trigo corre o risco de ficar parcialmente – ou ainda mais – obsoleta com os estragos causados pelas enchentes e desta forma prejudicar outras diversas cadeias de produção. E não estamos observando de perto esse cenário. A concessão da malha ferroviária, por exemplo, termina em 2027. E há quem diga que a Rumo Logística já não demonstra a mesma intensidade e vontade para tocar tal negócio. Nos bastidores, e além do futuro do Trem dos Vales, reforço, tem muito empresário preocupado com o destino deste importante modal logístico. “Vai faltar caminhão para os combustíveis que sobem via Muçum para Passo Fundo”, alerta um leitor. Outros insumos também chegavam à região por via ferroviária e isso também pode impactar a nossa economia. Diante disso, reforço, é preciso um olhar mais atento a este modal viário. Mesmo que as estradas sejam, e com toda a razão, a prioridade absoluta ao momento.
Nova prefeitura em Mato Leitão
O prefeito Carlos Bohn (PSDB) marcou para o dia 29 de junho a inauguração do Centro Administrativo. O ato começa às 9h30min com a presença de autoridades, convidados e público em geral. O prédio de 1,5 mil metros quadrados de área construída está localizado na Rua Otto Bugs. A nova prefeitura tem dois pavimentos, e é fruto de um projeto inovador, moderno e sustentável. As obras iniciaram em novembro de 2021 e foram concluídas em junho de 2024. As ruas no entorno, Otto Bugs e Jacob Bohn e Frederico Carlos Nyland receberam pavimentação e passeio público. No local funcionarão todos os setores que hoje estão na estrutura localizada na Rua Leopoldo Hinterholz.. O prédio vai abrigar também as Secretarias da Educação, Cultura e Desporto e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, além do Escritório Municipal da Emater/Ascar.
TIRO CURTO
- Em Estrela, há quem aposte que a Empresa Pública de Logística (Elog) será extinta. E há quem defenda a “diminuição” da entidade. Ou seja, ela perderia status e seria transformada em um braço dentro de uma secretaria municipal. Fato é. Sem o porto e com o aeródromo comprometido, é injustificável a manutenção de uma empresa pública.
- Aliás, Andressa Traesel vai deixar a direção administrativa da E-Log para assumir, hoje, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) em Estrela.
- Devido aos problemas no elevador do prédio onde funciona a câmara de vereadores de Lajeado, causados pela recente enchente, a sessão legislativa de ontem foi remarcada para quinta-feira.
- Em Forquetinha, Vianei Noll (PP) e Inês Feil (PP) confirmaram oficialmente na semana passada as pré-candidaturas e prefeito e vice. A reunião ocorreu na sexta-feira e também serviu para selar o acordo com o PSDB. Nesta quinta-feira, ocorre reunião dos dirigentes de oposição. E tudo indica que haverá uma chapa com Marcelo Schmitz (PL) e Jair Groders (MDB).
- O fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, gera um prejuízo de R$ 400 milhões por mês. Ao fim do ano, a salgada conta pode chegar a R$ 3 bilhões. Diante disso, “chovem” propostas de áreas para a construção dos terminais em outras cidades.
- O centro alagado de Lajeado foi a capa do jornal Folha de São Paulo de ontem. Na legenda da foto, um resumo do que nos espera: Estado deixou de arrecadar R$ 1,7 bilhão em ICMS de 1º de maio ao dia 12 de junho devido às cheias.
- Também em Lajeado, o governo municipal deve confirmar o Tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya como o novo Coordenador da Defesa Civil.