A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta terça-feira, 18, a primeira reunião-almoço após as enchentes que atingiram a sede da entidade. O encontro, realizado em parceria com a CIC-VT, ocorreu na sede da Unimed VTRP e abordou os planos para prevenir eventos climáticos extremos no RS.
Conduzido pelo diretor da Cooperativa Certel e presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas, Júlio Salecker, e pelo diretor e acionista da Bourscheid Engenharia, presidente Fórum de Infraestrutura do RS, Cylon Rosa Neto. Salecker alertou para a necessidade de cumprir as ações previstas no Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SERH-RS), que prevê, entre outras coisas, a definição de manchas de inundação e a preservação de matas ciliares e áreas de banhado – necessárias para reter a água.
Neto ressalta a relevância de garantir a participação regional nas reuniões do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, órgão responsável pela formulação da política do setor. “O poder público responde com recursos à capacidade de mobilização social da região.”
Presidente da Acil, Joni Zagonel destacou o simbolismo da retomada das reuniões-almoço da entidade. “Essa primeira reunião simboliza desse esforço de retomada que não é apenas da Acil, mas também da região e de todo o Estado.”