O velho Hospital de Conventos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O velho Hospital de Conventos

A comunidade de Conventos é uma das mais antigas de Lajeado. Longe do centro da cidade e do então Hospital São Roque (hoje HBB), a localidade construiu uma pequena casa de saúde, numa estrutura em madeira. O médico responsável era o Dr. Max Herbert Berner.

Foi em 1941 que a comunidade de Conventos sentiu a necessidade de um hospital mais completo para a vila. Na época, o Departamento de Higiene tinha interditado a pequena casa de madeira. Assim, foi criada a Sociedade Hospitalar de Conventos. Moradores fizeram doações e também empréstimos para a construção de uma nova estrutura, feita em alvenaria.

Em 1943, o médico Júlio Hegedüs chegou a Conventos e conduziu as obras, de acordo com as normas do Estado. O Hospital de Conventos funcionou até os anos 2000, quando foi fechado. O prédio existe até hoje na principal rua do bairro e, no local, funciona um lar de idosos.

Construído em 1943, o hospital passava por reformas nos anos 1970

Há 50 anos, Vale enfretava chente em 1947

No mês de junho de 1974, há exatos 50 anos, o Vale do Taquari também passava por uma enchente. Choveu 110mm em um únicofim de semana, mais do que as precipitações de abril e maio juntos.

Conforme o Jornal Nova Geração da época, o domingo tinha somado 90mm, o maior volume já registrado em Estrela desde que o Serviço de Meteorologia da cidade tinha começado a funcionar. Um vendaval também tinha causado prejuízo alguns dias antes.

A chuva em excesso causou alagamentos em arroios e também no rio Taquari. Na época, casas próximas à ponte da rua Coronel Müssnich foram alagadas e a estrada entre Estrela e Colinas, em Costão, foi bloqueada pela água.

O mesmo aconteceu na estrada entre Estrela e Bom Retiro do Sul, em Arroio do Ouro.”O rio chegou a subir 30cm por hora em Encantado, na segunda-feira. Mas a partir de terça o panorama já voltou a normalizar”, noticiava o Nova Geração.

Há 20 anos, Ginásio para a Emef Vida Nova

A Escola Vida Nova, de Lajeado, comemorava a construção das paredes do ginásio escolar. A estrutura tinha sido erguida há cinco anos e funcionava como uma quadra coberta, porém, em dias de chuva, os alunos não podiam usar a estrutura já que o chão ficava encharcado. Além de ser ocupado para as atividades do colégio, o ginásio também era usado pela comunidade, para jogos e festas.

Hoje é:

  • Dia do Químico
  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia da Gastronomia Sustentável
  • Dia do Orgulho Autista

Santo do dia 

  • São Gregório Barbarigo
  • Santa Marina

Acompanhe
nossas
redes sociais