Um mês e meio após a maior enchente já registrada na história do Vale do Taquari e, outra vez, a região foi inundada pelas águas do Rio Taquari e afluentes. É inacreditável. Parece mentira. Já havíamos sofrido com o “repique” no Dia das Mães, é bem verdade. Mas, e agora em meio à limpeza e às projeções mais otimistas de reconstrução e retomada, diversas cidades duramente impactadas voltam a viver o drama, os riscos e os importunos de uma nova e considerável cheia. Não é nada semelhante aos momentos trágicos que vivemos no início de maio ou em meados de setembro, é claro. Mas é um melindroso gatilho para quem já andava desesperançoso com o futuro na região. Portanto, e tão ou mais importante do que a nova e necessária limpeza das ruas, casas e demais pontos atingidos, é preciso trabalhar dobrado para remover a desesperança. E essa talvez seja a principal missão dos líderes de empresas, associações, entidades e poder público.
Sesc está (mais) próximo de fechar a compra do Hotel Weiand
O Sesc de Lajeado está em estágio avançado para finalizar a complexa compra do icônico Hotel Weiand (ou Weiand Turis Hotel), em um negócio avaliado em aproximadamente R$ 20 milhões. No início da negociação, o custo da operação girava em torno de R$ 25 milhões. Entretanto, e após uma série de reuniões e contrapropostas, o valor foi reduzido para equilibrar os anseios da Fecomércio e, também, dos representantes do complexo localizado na Av. Sete de Setembro, em uma área nobre do bairro Moinhos. As negociações haviam sido suspensas devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, afetando inclusive a sede da Fecomércio em Porto Alegre. Embora ainda não haja uma previsão concreta para a assinatura do contrato, os pormenores do negócio estão em fase final. O plano para o local inclui, além da nova estrutura do Sesc – cuja sede atual foi duramente atingida pelas históricas enchentes e forçou a entidade a locar um imóvel no bairro Americano –, a instalação de um hotel-escola. Nas redes sociais, o avanço das tratativas gera expectativas muito positivas. Percebe-se, inclusive, uma intensa torcida pela aguardada compra.
Tiro Curto
- Uma curiosidade: se a Ponte de Ferro não tivesse sido reconstruída em tempo recorde, possivelmente a nova enchente teria prejudicado o andamento das obras. Ou seja, e mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos nesta grande ação que reconectou o Vale do Taquari.
- Vereadores, agentes do Executivo e outros pré-candidatos aproveitam as enchentes para se comunicar com internautas. Nos eventos de 2024, especialmente, eles têm utilizado as redes sociais para a divulgação das mais diversas informações referentes às cheias. Mas cuidado. O excesso, o horário e o ineditismo das ações pode pegar mal junto aos eleitores e órgãos de fiscalização.
- Na noite de sexta-feira, em Estrela, membros e simpatizantes do Partido Novo se reuniram para “alinhamentos do ano eleitoral”. Pré candidato a prefeito da cidade, Jair Wermann participou do encontro e enalteceu o número de apoiadores. A sigla também projeta nominata para a câmara.
- Segundo vereador mais votado em Teutônia no pleito de 2020, Juliano Körner (PDT) não vai concorrer novamente. Mas o irmão dele, Jeferson Körner (PDT), vai.
- Em tempo, o governo de Lajeado enfrenta essa nova enchente sem um titular no comando da Defesa Civil. Neste momento, e após o pedido de exoneração do ex-coordenador, o setor é comandado pelo Secretário de Segurança, Paulo Locatelli, intercalado com o chefe do Departamento de Trânsito Vinícius Renner.
PL e PSDB em Lajeado
Não há rompimento entre o PP e o PSDB em Lajeado. Por ora, secretários e cargos comissionados ligados à sigla dos tucanos seguem na administração municipal comandada pelo Progressistas. Entretanto, e não é de hoje, líderes do PSDB seguem descontentes com uma eventual “soberba” por parte do PP no momento de discutir a chapa na majoritária. Uma rusga que aumentou com as especulações sobre a possibilidade de Natanael Zanatta (PP) ser o pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Gláucia Schumacher (PP). Paralelo a isso, o PL aguarda pelas definições para fechar, ou não, uma chapa própria ao lado do PSDB. E as consequências disso eu deixo para o leitor decifrar…
Ponte, aeroporto e/ou trem?
Diretor da Lyall Construtora, e um dos principais responsáveis pela reconstrução da histórica Ponte Ferro e a consequente reconexão entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari, Roberto Lucchese publicou uma instigante mensagem nas redes sociais. E o print da referida postagem não demorou a ser compartilhada por terceiros. Em suma, o empresário postou a imagem de uma videochamada com Willian Ling, do Instituto Ling, Mauro Touguinha de Oliveira, vice-presidente Sinduscon/RS, e Sérgio Luiz Klein, coordenador do Conselho de Infraestrutura da Fiergs. Junto a foto, ele citou quatro possíveis assuntos para a reunião virtual: nova ponte; novo aeroporto; novo trem; ou todos os itens. A resposta não está nas redes sociais, por ora. Mas é fato que todas as demandas ventiladas pelo empresário são de suma importância para a logística do Vale e, claro, do Rio Grande do Sul.