Devido ao aumento significativo do nível do Rio Taquari em cidades como Muçum e Santa Tereza, Lajeado iniciou a remoção de familias nas áreas de risco. Em comunicado na rede social, o prefeito Marcelo Caumo informou que os volumes de chuva superaram as previsões iniciais.
Atualmente, o rio está com um nível de 13,3 metros, mas a Defesa Civil estima que ele pode superar a cota de 20 metros nas próximas horas.
Diante da possibilidade de o rio atingir a cota de inundação durante a madrugada, caso as chuvas persistam na bacia, o prefeito anunciou o início da remoção de famílias das áreas de risco. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos nossos cidadãos. Pedimos que todos sigam as orientações da Defesa Civil e colaborem com as equipes” declarou Caumo.
A situação se agrava com o alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na tarde de hoje. O alerta, válido até as 21h, indica o risco de grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 100 milímetros. As consequências incluem a possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de terra e problemas em encostas, especialmente em cidades situadas em áreas de risco.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2024/06/encantadao-1200x900.jpg)
Em Encantado, máquinas da secretaria de Obras realizaram a abertura da cabeceira da ponte no bairro Jacarezinho (Foto: AI – Imprensa)
Transtornos na região
Vários transtornos já foram registrados na região em função do aumento dos arroios. Cidades como Coqueiro Baixo e Relvado, estão enfrentando sérias dificuldades, com algumas comunidades isoladas devido à queda de pontilhões. A Defesa Civil está trabalhando intensamente para avaliar a situação e fornecer assistência às áreas afetadas.