CNPJs se dividem entre migrar e manter pontos

APÓS CHEIAS

CNPJs se dividem entre migrar e manter pontos

Conforme levantamento da CDL Lajeado, pelo menos 30 empresas atingidas no Centro Histórico decidiram mudar de endereço

CNPJs se dividem entre migrar e manter pontos
Após 23 anos no Centro Histórico, Ana Azambuja e Leandro Souza recomeçaram os negócios na própria casa, no bairro São Cristóvão. (fotos: Thiago Maurique)
Lajeado

Empresários atingidos pelas águas do rio Taquari, no Centro Histórico de Lajeado, se dividem entre reabrir no mesmo ponto comercial ou migrar para outras áreas. Levantamento da CDL Lajeado mostra que, dos 68 associados da entidade afetados, 38 manifestaram a intenção de continuar no mesmo lugar, enquanto outras 30 providenciaram mudança de endereço.

Apesar de contabilizar prejuízos com as cheias, tanto os empresários que se mantiveram nas áreas alcançadas pelas águas quanto os que optaram por buscar novas opções estão otimistas com a recuperação dos negócios. Entre os CNPJs que decidiram trocar de localização, estão marcas como Bazar São Paulo, Arruda & Munhoz e Lancete Máquinas, todas com mais de duas décadas no Centro Histórico.

Casal de empresários, Ana Lucia Franz Azambuja e Leandro Ribeiro de Souza decidiram abandonar uma das esquinas outrora mais valorizadas do comércio de Lajeado – entre as ruas Júlio de Castilhos e Júlio May. Após 23 anos no Centro Histórico, eles recomeçaram o Bazar e Flora São Paulo na própria casa, no bairro São Cristóvão.

De acordo com Souza, a enchente de maio resultou em prejuízo estimado em mais de R$ 600 mil – entre mobiliário e produtos de decoração, eletrônicos, brinquedos, artigos místicos e religiosos. “A enchente de setembro chegou perto, mas não entrou na loja. Dessa vez, o primeiro andar ficou submerso e, no segundo, a água entrou 50 centímetros.”

No dia 1º de maio, o casal conseguiu retirar parte dos produtos com ajuda de amigos e parentes após acompanhar as notícias e ouvir os alertas na Rádio A Hora. A entrada da loja foi um dos pontos onde a Defesa Civil realizou medições do nível das águas. “No outro dia, quando passamos na loja, as vitrines estavam quebradas e ainda tinha água dentro. A história que construímos por 23 anos foi destruída em questão de horas.”

Conforme levantamento da CDL Lajeado, das 68 empresas atingidas no Centro Histórico, 30 decidiram mudar de endereço

Ao perceber o tamanho dos danos, o casal decidiu sair. A mudança foi a oportunidade para cumprir o antigo objetivo de dedicar parte do tempo a trabalhos terapêuticos. “Instalados em casa, conseguimos atuar com o bazar e as terapias, algo que não conseguíamos com a loja no Centro.”

Logo nos primeiros dias no novo endereço, os empresários perceberam que a decisão foi acertada. Segundo eles, a loja ficou mais próxima dos clientes e o espaço, ainda improvisado, oferece um ambiente mais acolhedor. “As pessoas se sentem mais em casa. O espaço físico mudou, mas a garra, a gana e a certeza que vai dar certo, continua.”

Presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn afirma que o comércio da cidade tende a se diluir e criar novos centros nos bairros. “Estávamos muito concentrados com o Centro na Júlio de Castilhos, na Bento, Benjamin e Pasqualini.”

Segundo ela, a mudança de característica do varejo acompanha a tendência nas grandes cidades. Entre as vantagens desse movimento, cita a consolidação de bairros mistos, com área comercial e residencial em um mesmo espaço.

“A enchente nos tirou da zona de conforto”

Arruda & Munhoz abriu as portas em nova sede uma semana após ser atingida pelas enchentes no Centro Histórico

Outra empresa tradicional que saiu do centro histórico para o São Cristóvão foi a Imobiliária Arruda & Munhoz. Antes localizada na rua Santos Filho, em 28 anos de história, a imobiliária havia sido atingida somente na enchente de setembro de 2023. De acordo com o diretor, Marco Aurélio Munhoz, na ocasião, os danos foram menores e a empresa se manteve no endereço.

“No ano passado, a água entrou 40 centímetros no primeiro andar. Dessa vez, foram 40 centímetros no segundo andar”, lembra. As perdas incluíram móveis, computadores, servidor, câmeras de segurança, entre outros itens, com prejuízo estimado entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

“Após sermos impactados dessa maneira, o que poderíamos fazer? Como estamos vivos, vamos trabalhar”, afirma. Logo após as enchentes, a empresa funcionou em uma sala emprestada na imobiliária Marcelo Munhoz, pertencente ao irmão de Marco Aurélio. Uma semana depois, foi tomada a decisão de recomeçar no bairro São Cristóvão, em uma sala próximo ao trevo da Univates, na avenida Alberto Pasqualini.

Três semanas após a mudança, o diretor afirma que, apesar de ainda estarem sem divisórias e com móveis emprestados, novo endereço trouxe uma série de vantagens ao negócio. “É uma loja muito iluminada, com logística mais fácil e estacionamento amplo. Nossos funcionários estão mais felizes.”

Conforme o diretor, a procura dos clientes está grande e a expectativa para o negócio é positiva. “Os clientes e proprietários adoraram o espaço, porque ficou mais perto das pessoas, além de ampliar o movimento do bairro”, aponta. Segundo ele, a enchente tirou a imobiliária da zona de conforto e inspirou a criação de uma nova identidade visual para marcar os 29 anos de empresa.

Motivação para continuar crescendo

Sócios da Lancete Máquinas contabilizam vantagens da mudança da empresa para o bairro Americano

Com 35 anos de história na comercialização de máquinas e acessórios para costura, a Lantece deixou ponto comercial na Avenida Benjamin Constant após ser atingida pela primeira vez pelas águas do Taquari. Gerida pelos irmãos Genaro e Amadeu Schnorr, a empresa transferiu as atividades para o bairro Americano, logo após a tragédia climática que assolou o Estado.

De acordo com Genaro Schnorr, em um primeiro momento não havia expectativa de chegada da água no prédio onde a empresa funcionava, mas ao acompanhar as notícias se percebeu a necessidade de recolher os produtos. “Contratamos um caminhão baú para retirar as máquinas novas e colocamos as miudezas no mezanino, que é bem alto. Estávamos dentro da loja quando o rio invadiu o imóvel.”

Com 70 centímetros de altura, a água inutilizou milhares de itens, entre ferramentas, móveis, agulhas e máquinas usadas. A decisão de mudar o ponto se deu pela necessidade de restabelecer o negócio o mais rápido possível. “São produtos que não podem receber umidade e levaria pelo menos 60 dias até o prédio ser pintado.”

Segundo ele, as empresas que decidirem se manter no centro histórico precisam estar cientes dos riscos. Quanto ao novo endereço, ressalta melhorias em estacionamento e segurança, além de ser mais iluminado, arejado e ficar perto das residências dos sócios. “A nova loja nos dá motivação para continuar crescendo.”

Retomada com precaução

Localizada ao lado do STR Lajeado, na rua Bento Gonçalves, a loja Prioridade 10 reabriu as portas no mesmo local após 38 dias fechada devido a enchente. A empresa teve prejuízo estimado em R$ 1 milhão, mas não planeja deixar o ponto comercial.

Sócia do empreendimento, Giseli Brutscher Bachisnki estava em Santa Catarina quando recebeu as notícias sobre a enchente. “Quando soube que iria acontecer, organizamos para levantar os produtos do depósito e depois tiramos o que conseguimos com caminhão. Por fim, mobilizamos várias pessoas para colocar o restante no mezanino da loja.”

Fortemente atingida pelas águas, loja Prioridade 10 reabriu no mesmo ponto comercial 38 dias depois da tragédia climática

Apesar das medidas para reduzir os prejuízos, a água superou em 15 centímetros a altura do mezanino, inutilizando produtos, computadores e móveis. Após o ocorrido, a empresa decidiu manter as atividades no mesmo ponto. “Não queremos sair de Lajeado porque é uma cidade ótima para o negócio e fomos muito bem recebidos. Além disso, não achamos nenhum ponto tão bom como o que estamos.”

O trabalho de recuperação do espaço contou com parceria do proprietário do imóvel, dos fornecedores e do STR Lajeado – local para onde o depósito foi transferido. “Desde a enchente, não tivemos mais folgas. Tínhamos que recomeçar o mais rápido possível para pagar as contas e manter o emprego dos nossos dez funcionários.”

Conforme Giseli, a certeza do acerto na decisão ocorreu na sexta-feira, 7 de junho, data da reabertura do espaço. “Reinauguramos com grande sucesso e ótima receptividade dos clientes, que nos pediram pelas redes para voltarmos.”

Segundo ela, a empresa adotou planos de contenção e evacuação para minimizar os prejuízos em caso de novas cheias. Também torce para que o poder público adote meios para reduzir o alcance das águas. “Ainda temos medo, mas Lajeado é muito forte e a recuperação será rápida, graças à resiliência das pessoas. Vamos lutar, trabalhar e seguir”

Futuro do Centro Histórico

Apesar da migração das empresas que foram atingidas pelas enchentes, o Executivo de Lajeado acredita que o Centro Histórico continuará sendo fundamental para o comércio da cidade. Em entrevista na Rádio A Hora, o prefeito Marcelo Caumo descartou mudanças no plano diretor e reforçou o posicionamento de manter a Prefeitura na área alagável.

Segundo ele, haverá um tratamento diferenciado entre as áreas ribeirinhas, onde a formação de correnteza destruiu imóveis, e os locais que foram inundados, mas sem correnteza. A tendência é que as regiões ribeirinhas sejam espaços de parque. “Vamos fazer um estudo para saber como esses locais podem ser utilizados de forma a reduzir o volume e a velocidade das águas, de forma a minimizar os impactos nas demais áreas.”

Conforme o prefeito, a recuperação de Lajeado se dará de forma célere, uma vez que apenas 15% do território foi atingido. Caumo afirma que a manutenção das atividades da prefeitura no no mesmo local, assim como os colégios Madre Bárbara, CEAT e a Igreja Matriz, simbolizam a continuidade da relevância do Centro Histórico.

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