Uma nova ponte pênsil foi inaugurada na tarde dessa sexta-feira, 14, para a travessia de pedestres entre Marques de Souza e Travesseiro, após a antiga ponte ter sido arrancada pela enchente que devastou a região. O projeto é essencial para garantir a segurança dos moradores e restabelecer a ligação entre as duas cidades, que ficaram isoladas devido ao desastre natural no início de maio.
A obra, que custou aos municípios um total de R$ 120 mil, teve o valor dividido igualmente entre as duas administrações. O projeto foi aprovado em ambas as câmaras de vereadores. A nova ponte possui 110 metros de extensão por 1,20 metros de largura, sendo adequada para a passagem segura de pedestres.
Segundo o prefeito de Marques de Souza, Fábio Alex Mertz, a nova estrutura não apenas permitirá o acesso ao trabalho e a serviços essenciais, mas também restabelecerá a mobilidade e a rotina dos moradores da região afetada.
Desde a enchente, a travessia era feita com barcos motorizados e pela passadeira montada pelo Exército. As estruturas foram desmontadas.
Nova ponte
Mesmo após a construção da ponte pênsil, o trabalho continua. As administrações dos municípios estão empenhadas em conseguir recursos adicionais para reconstruir a passagem de veículos e caminhões, visando uma recuperação completa da infraestrutura local. O orçamento pode superar os R$ 15 milhões.
Na próxima semana um projeto deverá ser apresentado ao governo federal. Até que isso ocorra, a única rota alternativa mais curta para chegar a Travesseiro é por Barra do Fão, um trajeto de 40 quilômetros.