Foi no ano de 1893 que João Augusto Hexsel instalou um comércio de jóias e artigos de montaria na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado. Décadas depois, por volta dos anos 1930, a empresa foi dividida, uma mais voltada ao varejo e, outra, do outro lado da rua, mais focada no ramo das joias. Na década de 50, o Centro Comercial Hexsel (que existe até hoje) começou a tomar forma na esquina entre a João Batista de Mello e Júlio de Castilhos, no lugar que funcionava o velho casarão Hexsel. A joalheria, na outra margem da Júlio, deu lugar ao primeiro edifício de Lajeado, o Lincoln, na década de 1960.
Hoje é:
- Dia do Solista
- Dia Universal de Deus
- Dia Mundial do Doador de Sangue
Santo do dia:
- Santo Eliseu
Há 20 anos, Briga Militar em Forquetinha
Uma cerimônia marcava a instalação oficial da Brigada Militar em Forquetinha, que tinha se emancipado há poucos anos de Lajeado. A solenidade teve a presença do secretário estadual da Justiça e Segurança, na época, José Otávio Germano.
Naquele tempo, a instalação da BM na pequena cidade tinha sido uma parceria entre o governo municipal, que construiu o prédio, e o comando regional que disponibilizou três policiais para a cidade. Em 2023, um novo prédio foi inaugurado, com estrutura ampliada.
Há 50 anos, nova diretoria da CDL Lajeado
A eleição e a cerimônia de posse do Clube de Diretores Lojistas de Lajeado ocorreu durante uma reunião-almoço no antigo salão da Acvat. Primeiro, houve a prestação de contas e depois Osmar Ehlers, sócio da antiga Drogaria Central, foi eleito presidente da CDL para o mandato de 1974 a 1975, no lugar de Darci Schmidt.
- Presidente – Osmar Ehlers (sócio da antiga Drogaria Central)
- Vice-presidente – Werner Born
- Secretário – Arlindo Ahlert
- 2º Secretário – Dirceu Schmidt
- Tesoureiro – Nilo Heemann
- 2º Tesoureiro – Nelson Fluck
- Relações-públicas – Mário Antônio Betti