Liberada para trânsito na segunda-feira, 10, a Ponte de Ferro recebe mais de 1,3 mil veículos por hora. O volume médio considera os horários de pico: das 6h às 9h e das 18h às 20h30min. São cerca de 15 minutos de espera para travessia.
A conexão passou a ser monitorada com câmeras, instaladas pela Brasrede. Três equipamentos registram o fluxo de veículos e auxiliam motoristas a conferir os períodos do dia mais propícios para fazer a travessia. As imagens estão disponíveis no YouTube da Brasrede desde a quarta-feira, 13.
A recente conclusão e liberação da ponte, conectando Lajeado e Arroio do Meio, trouxe alívio para os motoristas que dependem dessa travessia diária.
Por ser a única ligação terrestre entre os dois municípios, foram necessárias alterações no trânsito para garantir a segurança e a eficiência no fluxo de veículos. Além dos sistemas de controle com câmeras e semáforos, conversões em vias adjacentes foram proibidas.
Tempo recorde
A construção da nova Ponte de Ferro foi uma iniciativa liderada e custeada pela Lyall Construtora, com o apoio de empresas parceiras. A obra foi concluída em 14 dias. Devido à cheia histórica, Lajeado e Arroio do Meio estavam sem conexão terrestre após a queda das duas pontes que ligavam os municípios, sendo elas a antiga Ponte de Ferro e a da ERS-130.
Como alternativa para retomar os acessos foram a pé, passagens temporárias, como as passadeiras, botes e a balsa foram implementadas. As passadeiras seguem disponíveis, com transporte público nas extremidades.