Chegou ao Brasil o novo radar meteorológico que vai mapear as chuvas com maior precisão. O equipamento será instalado em Montenegro, no Vale do Caí. O governo estadual aguarda trâmites tributários para deslocar o radar que está no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
O radar fará o mapeamento de informações em tempo real a cada 15 segundos. O monitoramento inclui dados meteorológicos de chuvas, ventos e temporais. Desta maneira será possível mapear o volume dos rios.
A previsão é de que seja instalado e comece a operar no segundo semestre do ano. O equipamento funcionará junto ao Morro São João, no bairro Bela Vista, município de Montenegro, e terá uma cobertura de 150 km de raio a partir do local de instalação, incluindo parte dos Vales.
Alguns ajustes serão necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente no local, sendo que já foram definidos os serviços a serem executados pela Climatempo, empresa que assinou o contrato e entregará o serviço. Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação.