Com o objetivo de criar uma cultura de paz na comunidade, diminuir os índices de violência e abordar a educação socioemocional e parental, o Pacto Lajeado pela Paz iniciou em 2019 e, nessa segunda-feira, 10, completou cinco anos de atuação.
Para celebrar a data, foi organizado um momento de confraternização no auditório da Secretaria de Educação. O evento, simbólico, contou com a presença de secretários, parceiros do programa, do prefeito Marcelo Caumo e de representantes do Instituto Cidade Segura.
Coordenadores do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues e o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, destacam que o programa atua em dois eixos: prevenção e aplicação da lei. Segundo eles, nestes cinco anos, os resultados percebidos na comunidade são muitos.
Locatelli afirma que desde o início do projeto, houve uma redução de 40% dos homicídios e 70% dos roubos a pedestres. O período com menos homicídios em 25 anos na cidade, foram em 2021 e 2022. Desde o início do Pacto, todos os indicadores contra o patrimônio vem caindo. Foram mais de 40 reuniões integradas com as forças de segurança e 166 operações integradas.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2024/06/2024_06_11_Bibiana-Faleiro_Pacto-Lajeado-pela-Paz_5-anos-1200x900.jpeg)
Coordenadores do Pacto, secretário Paulo Locatelli e Tânia Fröhlich Rodrigues apresentam dados do programa. (Foto: Bibiana Faleiro)
Além disso, foram mais de 15 grandes operações da Polícia Civil e inúmeras operações cotidianas da Brigada Militar. A cidade ainda chegou a ser homenageada por ser o município que mais baixou os índices no estado.
“O Pacto nos mostra a força que temos quando trabalhamos juntos. Mas mostra que não podemos nos descuidar porque podemos perder o que já conquistamos”, reforça Locatelli. O secretário ressalta a importância de monitorar e qualificar ainda mais o trabalho no eixo de aplicação da lei, para que os índices possam melhorar ainda mais.
Foco na educação
Tânia também destaca a importância do trabalho feito nas escolas e no convívio familiar, com atividades que promovam uma escuta ativa e atenção ao comportamento das crianças e dos adolescentes. Esse é o eixo da prevenção do Pacto Lajeado pela Paz.
“São cinco anos de muito trabalho, de circulação pela comunidade, trabalhando pela prevenção da violência e bem estar das pessoas no individual e no coletivo”, reforça. Diante desse trabalho, ela garante que em situações de calamidade, crise, ou traumas, a comunidade se torna mais preparada para acolher diferentes emoções.
No eixo de prevenção, por meio de diferentes programas, a educação socioemocional é trabalhada nas escolas, e as iniciativas também buscam fortalecer os vínculos das crianças e jovens com as famílias, além de oportunizar um futuro promissor aos estudantes.
Motivo de comemoração
O Pacto foi criado em Lajeado a partir do Instituto Cidade Segura, de Porto Alegre, que ficou conhecido pelo trabalho feito em Pelotas, também pelo Pacto pela Paz. Presidente do Instituto, a advogada Tâmara Biombo Soares esteve em Lajeado na segunda-feira para celebrar os resultados do programa no município.
“A gente se encantou pela cidade e iniciamos o Pacto nos dois eixos. Para cada um deles existe uma estratégia baseada em evidências científicas. São intervenções que já foram testadas em outros lugares e, por isso, a gente sabe que produzem impacto”.
De acordo com Tâmara, na aplicação da lei, o foco está em indicadores como a redução de homicídios, roubos, entre outros, assim como o aumento da fiscalização e integração entre diversos setores públicos, para preparar os municípios para momentos de urgência.
Já no eixo da prevenção, a advogada destaca o trabalho feito com adolescentes em vulnerabilidade, que apresentam maior risco para a violência. “Todas essas intervenções estão em aplicação por meio do Pacto e milhares já receberam os programas. É muito bom ver como os princípios e atuação do Pacto estão implícitos nas ações de Lajeado”. Ela diz ser bom voltar ao município depois de cinco anos da primeira visita, e conferir de perto esses resultados.
Conheça os programas do eixo da prevenção
- Conte Comigo
O programa prepara crianças para a escola, ajuda a desenvolver a fala, o vocabulário, o foco e a concentração e fortalece o vínculo entre a criança e a mãe, pai ou cuidador.
- Seja
Tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais capazes de prevenir comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos estudantes, incluindo a família e a comunidade.
- Cada Jovem Conta
Busca reduzir a evasão escolar e ampliar as oportunidades oferecidas aos jovens, além de fortalecer o vínculo familiar entre as crianças e adolescentes e suas famílias.
- Somar
É voltado para jovens com problemas de comportamento em escolas. O programa visa o trabalho em equipe, promovendo conexão e bem-estar entre os participantes, incentivando o diálogo, compartilhando ferramentas para a gestão de conflitos e equilíbrio emocional.
- Família na Roda
A partir da Disciplina Positiva, o projeto reflete sobre a educação respeitosa, criação de espaços de conexão e apoio sem violência, e o apego seguro.
- Justiça Restaurativa
Um dos métodos utilizados é o Círculo de Construção de Paz, que promove encontros entre as pessoas em formato de círculo, sendo considerado um ambiente acolhedor e seguro. Também é abordada a comunicação não violenta, com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento.