Uma régua com sensor de monitoramento automático do nível do Rio Taquari será instalada em Lajeado. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 11, pela equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que esteve em Lajeado.
Com as enchentes de maio, o sistema automático que funcionava no Porto de Estrela foi destruído. Para não reconstruir o equipamento no mesmo lugar, ficando suscetível ao mesmo dano, o CPRM avaliou a margem de Lajeado como o local mais seguro. O sensor automático será instalado no mesmo local onde hoje estão as réguas físicas, com o objetivo de reduzir diferenças e aumentar a segurança e robustez da estrutura do equipamento.
De acordo com o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB/CPRM, Franco Buffon, o trabalho deve ser finalizado em três semanas. Também deve ser instalada uma câmera no local, para possibilitar o acompanhamento remoto.
Réguas físicas serão ampliadas
As réguas físicas que hoje auxiliam no monitoramento manual do nível do Rio Taquari seguirão no mesmo local e serão ampliadas. O CPRM recebeu a autorização do governo municipal para instalar réguas ao longo da Rua João Abott, nas proximidades do Parque dos Dick e assim estender a área de monitoramento.
“Quando o rio ficar muito alto, bloqueando o nosso acesso na margem, ainda será possível manter a leitura física pelas regras que serão colocadas em pontos mais afastados do rio. É mais uma opção. Isto dará sequência ao monitoramento do rio, para garantir que em toda elevação do rio sempre se tenha uma régua física, para que possa ser feito o registro do nível”, diz Buffon.