Uma ambulância foi o primeiro veículo a cruzar a nova ponte de ferro entre Lajeado e Arroio do Meio. O ato aconteceu por volta das 17h15min deste domingo, 9, e marcou a retomada dos acessos entre a região alta e baixa do Vale do Taquari. O momento foi marcado pela presença de autoridades locais, empresários e comunidade.
“Não conseguimos mensurar esse momento. É como diz nossa camiseta coragem para fazer o que tem que ser feito. Isso representa muito o povo gaúcho”, afirmou emocionado o diretor da Lyall Construtora, Roberto Lucchese.
A cerimônia de abertura da ponte incluiu ainda um show de fogos de artifício e um ato simbólico no topo do pilar central, onde as pontes se uniram. Nesse local, foram deixados cerca de 10 pregos para serem martelados, selando a união dos municípios.
“As pessoas estavam ansiosas e esperando por esse momento. Não podemos deixar de agradecer aos envolvidos. Depois de 30 e poucos dias, hoje já temos algo mais concreto acontecendo”, afirmou o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel.
Para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, “a conexão gera fluxo de veículos, mas também uma mensagem para o Brasil inteiro”.
A ponte da união
A finalização da nova estrutura de ferro facilita o transporte e a mobilidade dos moradores, bem como apoia a recuperação da economia local. Para o presidente da Amvat e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, o momento é histórico e faz jus à chamada Ponte da Reconstrução. “Acho que é a ponte da união, do público, do privado e de pessoas, para fazer acontecer. De fato ela é importante para as duas cidades, mas muito também para uma região toda para fluxo de veículos que é fundamental”
Ainda que a obra esteja concluída, a liberação da ponte para veículos leves dependerá do município de Lajeado, devido à necessidade de instalação de semáforos e de melhorias no acesso.
“Depois que a ponte for liberada, nós temos muito trabalho ainda de conseguir o acesso de asfaltar. De conseguir que seja seguro para os pedestres e carros”, afirma o secretário de obras de Lajeado, Ghunter Meyer. “Estamos em contato com o Departamento de Trânsito para encontrar a forma mais segura de liberar esse fluxo”.
Tempo recorde
A construção da nova Ponte de Ferro foi uma iniciativa liderada e custeada pela Lyall Construtora, com o apoio de empresas parceiras. A obra foi concluída em apenas 14 dias, o que foi considerado um tempo recorde segundo Lucchese.
Devido a cheia histórica, Lajeado e Arroio do Meio estavam sem conexão terrestre após a queda das duas pontes que ligavam os municípios, sendo elas a antiga ponte de ferro e a da ERS-130. Como alternativa para retomar os acessos foram utilizadas passagens temporárias, como as passadeiras, botes e a balsa.