A Câmara de Vereadores de Roca Sales sediou nesta semana a segunda reunião do Gabinete Itinerante, instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Com representantes de Brasília e da Superintendência gaúcha, o grupo de trabalho foi criado com o intuito de apoiar o setor agropecuário após os desastres climáticos do fim de abril e início de maio.
Conforme o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, todo o interior foi atingido, com uma série de danos em propriedades e estradas, além dos óbitos. Foram mais de 200 deslizamentos, além de, ao menos, 800 hectares cujo solo foi perdido. O prejuízo geral ultrapassa os R$ 200 milhões.
Para o gerente do Sicredi, Tiago Sonda, é preciso olhar o Agronegócio todo, com estruturação a médio e longo prazo, e começar pelas residências. Ele ainda destacou a preocupação com o alto nível de endividamento dos produtores. Logo após, foi realizada uma visita técnica com integrantes do Ministério e do Executivo a algumas propriedades e a empresa JBS.
Segundo o MAPA, a Portaria 1.083, de 28 de maio de 2024, que instituiu o Gabinete Itinerante, também estabeleceu o Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul (Persul).
O programa prevê 10 eixos de atuação, dentre eles, estradas vicinais, defesa agropecuária, assistência técnica e extensão rural, insumos agropecuários, financiamento ao setor agropecuário, seguro rural, monitoramento e comercialização de safra, reparação de instalações físicas do Mapa, estratégias de comunicação e transparência.