Deve ser liberada, entre 12h e 13h deste domingo, 9, a passagem de pedestres na Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio. A travessia será permitida em meio aos últimos detalhes da obra que possibilitará o trânsito de veículos leves sobre a estrutura histórica, levada pelo Rio Forqueta e reconstruída em duas semanas numa mobilização da iniciativa privada.
Segundo o diretor da Lyall, Roberto Lucchese, a ideia é que as pessoas possam sentir novamente a sensação de cruzar a travessia que é um símbolo regional. “Sei que o pessoal está ansioso para passar de carro, mas enquanto fazemos os últimos preparativos, vamos liberar para as pessoas virem a pé e entenderem tudo o que aconteceu”, salienta.
O primeiro veículo a cruzar a Ponte de Ferro será uma ambulância, que fará o trajeto no sentido Arroio do Meio-Lajeado. A passagem deve ocorrer por volta das 16h. Já a liberação total para o tráfego de veículos leves dependerá das autoridades, pois ainda são necessárias a instalação de semáforo, câmeras e iluminação, além de deixarem as estradas de acesso em condições de trafegabilidade.
“Muita gente vem me perguntar sobre o semáforo, mas nós viemos aqui fazer uma ponte. O restante deixamos para as prefeituras, que tem mais conhecimento e domínio. Nosso papel era fazer uma ponte e ela está sendo feita, para reconectar as duas cidades”.