Disciplina é tudo

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

Disciplina é tudo

Lajeado

Uma habilidade que é bom desenvolver é a capacidade de observar as principais características das pessoas que as movem e produzem resultados. Cada um tem suas especialidades marcantes, mas sempre é bom ficar atento às referências que muitos utilizam para crescer na sua atividade profissional. Como converso há duas décadas através do rádio com empreendedores, tenho o hábito de realizar um exercício de observação especialmente daquela parte que o empreendedor mais gosta e utiliza como seu ponto forte de atuação.

Um dia destes, participei de um evento em SP com o pessoal da StartSe, que hoje é uma “plataforma de conhecimento da nova economia, uma escola internacional de negócios ”, com sede no Vale do Silício – EUA. Exercendo minha curiosidade, perguntei ao Maurício Benvenutti (sócio da empresa e autor de vários livros, como “Audaz” e “Incansáveis”): “Qual a habilidade que você considera mais relevante a ser desenvolvida?” Ele não hesitou e respondeu: “Disciplina é tudo.”

Desde então, tenho acompanhado na prática essa dica e observo que ela realmente funciona para quem deseja ter constância na sua evolução. Mas como desenvolver a disciplina? Desenvolver disciplina é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor que busca relevância no seu aperfeiçoamento. Fui pesquisar o tema e encontrei alguns passos simples para aqui compartilhar.

Para início de conversa, observar e aprender com os outros é um exercício valioso que pode ser utilizado de várias formas. Aqui estão algumas sugestões de onde você pode buscar essa capacidade e como melhorá-la tendo como meta ser disciplinado:

Mentoria: Participar de reuniões, palestras e estabelecer contatos, onde você pode interagir e aprender diretamente de pessoas experientes nas diversas áreas.

Grupos: Integrar grupos de estudo e comunidades online (watts também serve pra isso), onde podemos exercitar oportunidades de observação e troca, aprendendo com as práticas de outros profissionais. Livros, Biografias: Ler biografias e livros, artigos que detalham casos de sucesso e fracasso podem oferecer uma visão aprofundada e real das estratégias e abordagens utilizadas.

Cursos: Cursos formais, como na área das Engenharias que frequentemente abordam tópicos de eficiência e otimização de processos, são úteis para entender como melhorar práticas criando um método de disciplina. Treinamentos curtos com profissionais e escolas de gestão que incluem análise de casos reais do mercado.

Observação Direta: A cereja do bolo, que está à nossa disposição sem muito esforço é observar as pessoas como agem e os resultados que alcançam no seu ambiente de trabalho, no seu dia a dia.

Quem acredita e deseja desenvolver esta ou outra habilidade, modelos e maneiras é o que não faltam e estão disponíveis. Esteja curioso, aberto e faça. O melhor jeito pode estar bem perto e disciplina é tudo.

Acompanhe
nossas
redes sociais