Reforma do Madre Bárbara deve ser concluída na próxima semana

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Reforma do Madre Bárbara deve ser concluída na próxima semana

Prédio da Educação Infantil do colégio teve cerca de 90% da estrutura atingida pelas cheias de maio

Reforma do Madre Bárbara deve ser concluída na próxima semana
Camila Rockenbach, atelierista e Vanessa Ely, coordenadora pedagógica do Colégio Madre Bárbara (Foto: Ana Júlia kuhn).
Lajeado

A coordenadora pedagógica do Colégio Madre Bárbara, Vanessa Ely, e a atelierista, Camila Rockenbach  compartilham detalhes sobre as iniciativas tomadas para lidar com os impactos das recentes inundações que atingiram a escola, que possui história de 127 anos de dedicação à educação.

A devastação causada pelas cheias afetou aproximadamente 90% da estrutura da Educação Infantil do colégio. No entanto, com determinação e esforço conjunto, a equipe está trabalhando arduamente para reconstruir e revitalizar o ambiente educacional. Conforme a coordenadora pedagógica, até a metade da próxima semana, a reforma deverá estar concluída. “Todos os nossos alunos já retornaram às aulas em espaços alternativos, sem comprometer a qualidade do ensino.”

Os esforços de recuperação incluem a troca de pisos, pintura de paredes, revisão da parte elétrica e reposição de móveis e materiais perdidos. Um comitê de crise foi estabelecido para coordenar todas as atividades, desde a retirada de materiais danificados até a organização dos espaços temporários.

Além disso, Vanessa e Camila expressaram profunda gratidão à comunidade escolar pelo apoio e colaboração durante esse período desafiador. O foco principal sempre foi o bem-estar das crianças, garantindo que elas se sintam seguras e acolhidas em meio às mudanças.

Para Camila, é importante cuidar da saúde emocional dos alunos e, por conta desse momento, foi implementado o projeto “Entre Linhas e Emoções” para crianças de 4 e 5 anos. “Esse projeto, centrado na escuta e no acolhimento, permitiu que as crianças expressassem seus sentimentos, medos e preocupações em relação às inundações”. Vanessa reforça que “o ateliê desempenhou um papel crucial nesse processo, proporcionando um espaço seguro para que as crianças explorassem suas emoções e fortalecessem suas habilidades socioemocionais.”

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