Depois de fechar o primeiro trimestre de forma promissora, a região manteve o ritmo na geração de empregos formais em abril. No quarto mês do ano, foram abertos 890 novos postos de trabalho no somatório dos 38 municípios do Vale. O levantamento foi feito a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem, 29.
O saldo positivo é fruto de 6,1 mil admissões e 5,4 mil desligamentos no mercado de trabalho regional. O resultado, no entanto, contrasta com a situação atual, de incertezas em virtude da enchente histórica do começo de maio. O real impacto da catástrofe climática no setor deve refletir na próxima divulgação mensal do Caged.
Pelo balanço detalhado, o destaque de abril fica para as três cidades mais populosas do Vale. Juntas, Lajeado, Teutônia e Estrela representaram pouco mais de 60% na abertura de postos de trabalho no período. Encantado e Arroio do Meio também apresentaram desempenho expressivo e aparecem logo atrás na lista dos municípios que mais contribuíram para o saldo positivo.
Na contramão, nove das 38 cidades registraram mais desligamentos do que contratações no mês anterior. Entre elas, estão Taquari, Roca Sales, Westfália e Santa Clara do Sul, cujo saldo foi o pior. Os números, porém, ficam bem abaixo dos momentos mais delicados enfrentados pela região em 2023.
Força de setores
Quando analisados cidade a cidade, os números variam. Lajeado, por exemplo, teve o desempenho mais uma vez impulsionado pelo comércio local, que respondeu por 102 dos 268 postos de trabalho abertos em abril. Serviços (85) e construção civil (74) também tiveram uma contribuição importante.
Em Teutônia, o comércio também foi essencial para o bom resultado do período, com mais da metade das vagas criadas. Já Estrela teve os setores de serviços e da indústria impulsionando a empregabilidade.
Melhor em cinco anos
Das 38 cidades do Vale do Taquari, somente Colinas, Doutor Ricardo e Westfália estão com acumulado negativo em 2024. No restante da região, o saldo é positivo em quatro meses, com 3,4 mil postos de emprego formal abertos.
É o melhor desempenho para quatro meses desde a implementação do Novo Caged, em 2020. Naquele ano, o resultado regional de janeiro a abril foi impactado pela pandemia, sendo o único a registrar saldo negativo. Desde então, 2022 tinha a melhor arrancada, com 2,7 mil empregos formais criados.
No país
O Brasil abriu 240.033 vagas formais de trabalho em abril, segundo o Caged. O resultado ficou acima da expectativa do consenso LSEG de analistas, de criação líquida de 216,9 mil empregos. O saldo de empregos formais em abril decorreu de 2.260.439 admissões e de 2.020.406 desligamentos no mês.
Melhores e piores de abril
- SALDO POSITIVO:
Lajeado: 268
Teutônia: 155
Estrela: 137
Encantado: 54
Arroio do Meio: 40 - SALDO NEGATIVO:
Relvado: -3
Taquari: -7
Roca Sales: -14
Westfália: -15
Santa Clara do Sul: -17
2024 mês a mês*
- Janeiro: 896
- Fevereiro: 946
- Março: 724
- Abril: 890
TOTAL DO ANO: 3.456
(*) Considerando a
série com ajustes