A comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Passo de Estrela (Cruzeiro do Sul) , se reuniu na manhã deste sábado, 25, para retirar a imagem da padroeira dos destroços deixados pela enchente de maio. O movimento, que contou com a presença de devotos e moradores, foi marcado por momentos de oração, seguido do trabalho das equipes, e representou um ato de fé.
“Não imaginava que esse momento reuniria todas essas pessoas”, comenta o Padre Ezequiel Perin. “Esta imagem tem um significado importante à comunidade. As pessoas olhavam para ela , pois estava no topo da igreja, e ali rezavam. Era o momento delas se encontrarem com Deus”, explica o sacerdote.
A Santa foi uma das únicas partes da igreja que resistiu à força das águas. Agora ela deve ser restaurada e encaminhada para um local seguro. “Depois, retornará para o espaço onde antes era a igreja. Ali será feito um monumento em homenagem às pessoas que residiam no Passo de Estrela e aos falecidos”, afirma o Padre Ezequiel.
A igreja da comunidade Nossa Senhora de Fátima tinha 70 anos e resistiu a inúmeras cheias do Rio Taquari. A edificação cedeu devido a força da correnteza da maior cheia do Vale do Taquari.