O município de Teutônia tem sido procurado por muitas empresas que buscam instalar suas unidades de operação no Vale do Taquari. A demanda é por instalações físicas e áreas de terra.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Guilherme Engester destaca que algumas empresas já confirmaram a saída de Estrela para Teutônia, é o caso da WSA Turbinas Hidráulicas e um supermercado. Além disso cita que a cidade negocia com empreendimentos de Encantado, Roca Sales e Lajeado. “Hoje estamos geograficamente bem posicionados entre a Rota do Sol e a BR-386, além de ter muitas áreas de terras para colaborar com essas empresas.”
Sobre os gargalos e carências que Teutônia possui comenta que é a mão de obra qualificada. Na próxima semana, o município também deve lançar, em parceria com o Senai e o Senac, uma gama de treinamentos gratuitos, especialmente das pessoas que não estejam trabalhando com carteira assinada no momento, objetivando sanar a necessidade por trabalhadores em diferentes áreas.
Planejamento
Presidente da Câmara, Indústria e Comércio (CIC) Teutônia, Renato Scheffler destaca que a cidade deve ter como base um Plano Diretor, com preparo, olhar estratégico e inovador que contribua para o crescimento da economia teutoniense. “Além de atrair empresas, devemos também pensar em locais para contribuir no fortalecimento das que já existem na cidade.”
Além do plano diretor, Scheffler comenta que possa ser buscado parceiros para criar pavilhões pré-moldados para locação e a criação de um distrito industrial mais elaborado. “Essas empresas e essas pessoas estão vindo para Teutônia por livre e espontânea vontade e temos que estar atendo a isso.”
Cita que no dia 6 de junho vai apresentar aos associados da entidade a conclusão da cartilha elaborada no Fórum Empresarial.
A CIC Teutônia também se colocou à disposição para auxiliar e atender as demandas desse movimento migratório empresarial, que contribui para a geração de empregos e renda em Teutônia.