Transformar aprendizado em oportunidades. Esse é um dos objetivos da oficina de vídeo desenvolvida pelo Grupo A Hora, por meio do Pacto Lajeado pela Paz. A iniciativa busca preparar os estudantes para um concurso audiovisual que será organizado pelo Pacto ao longo do ano, além de introduzir ferramentas essenciais para a vida profissional.
A primeira oficina do projeto foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Mathias Müller, para alunos de 9 a 14 anos. O gestor audiovisual do Grupo A Hora, Marcos Ruschel, é quem ministra a oficina. De acordo com ele, o projeto surgiu como uma forma de instrumentalizar os alunos para o concurso, cujo tema é “paz nas comunidades”, mas também tem, como um dos principais objetivos, prepará-los para o mercado de trabalho, mostrando as oportunidades do meio audiovisual.
“Atualmente, todas as empresas precisam estar inseridas nas redes sociais e há espaço no mercado de trabalho para profissionais que conseguem entender como as redes sociais funcionam e criar conteúdos para elas”, ressalta Ruschel.
Ele ainda destaca que a oficina, que é de curta duração, busca transmitir alguns princípios básicos de captação e edição de vídeo, além de despertar a curiosidade nos jovens e criar conteúdos com os estudantes.
Na prática
Durante as atividades, a turma foi dividida em grupo, para criar o roteiro, atuar e gravar uma pequena história criada por eles. Depois, todos editaram o vídeo juntos e o resultado final foi apresentado para a turma.
A próxima oficina será na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso, também para estudantes de 9 a 14 anos. As atividades são desenvolvidas dentro do Programa Somar, do Pacto Lajeado pela Paz, coordenado pela educadora Solange Kunrath.
“A iniciativa de produção de vídeos que reflitam e abordem a temática da paz na comunidade é muito relevante. O curso deixou os alunos muito envolvidos”, destaca Solange. A profissional ainda ressalta a importância de utilizar uma ferramenta do dia a dia dos alunos, como os vídeos, para uma ação do bem.
Programa Somar
Ser, Observar, Meditar, Aceitar e Realizar. É a partir da junção das iniciais desses conceitos que surge o nome do projeto Somar. A iniciativa, uma das mais recentes do Pacto Lajeado Pela Paz, foi fundada em 2023 e busca a gestão de conflitos e equilíbrio emocional dos participantes.
Com enfoque em adolescentes com problemas de comportamento nas instituições de ensino, atua nas escolas inseridas nos territórios de maior vulnerabilidade social do município.
A partir do diálogo, o programa oportuniza momentos de reflexão, descontração e ludicidade para um melhor convívio social a partir do protagonismo juvenil. Entre as atividades realizadas, além de círculos de construção de paz, estão oficinas de vôlei, artes, comunicação e expressão corporal.