O principal acesso de Lajeado, antes da BR-386

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O principal acesso de Lajeado, antes da BR-386

Com a queda de pontes e a interdição de acessos e rodovias, o Vale do Taquari tem enfrentado dificuldades logísticas. Muitas semelhantes aos desafi os que a região tinha décadas atrás. Voltamos no tempo.

A ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, só foi erguida em 1962. Época em que a BR-386 também estava sendo feita. Sem a principal rodovia que conecta hoje Lajeado a Porto Alegre e sem a ponte sobre o Taquari, o caminho era bem mais longo e demorado.

REPRODUÇÃO

Naquele tempo, primeiro era necessário seguir da capital a São Leopoldo, depois até Montenegro e Taquari. Dali, era preciso pegar um barco na chamada Reserva, ou Passo da Reserva, e atravessar o Rio Taquari até Mariante, em Venâncio Aires.

Depois, o trajeto continuava por Cruzeiro do Sul até fi nalmente adentrar Lajeado pelo bairro Conservas. O tempo mínimo era de 6 horas de viagem.

A foto em destaque é entre os anos 1940 e 1950 e mostra o principal acesso a Lajeado naquela época. A fotografi a expõe o encontro das ruas Silva Jardim e Parobé, no Centro de Lajeado, próximo a barranca do rio. Ao fundo está o antigo supermercado Trierweiler.

Vista da balsa do Passo de Estrela nos anos 1950. Ao fundo, é possível
ver as torres da Igreja Matriz de Estrela e a Escadaria, ao centro. (FOTO: ACERVO MEMORIAL DE ESTRELA)

Naquele tempo também, a travessia entre Lajeado e Estrela era feita por uma balsa, no chamado Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul. A localidade foi nomeada Passo de Estrela porque era naquelas imediações que o rio fi cava mais estreito e facilitava a passagem, o passo, até a Escadaria de Estrela.

Há 50 anos, novo prédio à Escola Pinheiro Machado

O governo municipal de Estrela inaugurava a nova estrutura da Escola Pinheiro Machado, de Linha Geraldo Baixa. O educandário funcionava desde 1886, sob o nome de Escola São Miguel. Foi somente nos anos 1950 que foi municipalizada.

Há 50 anos, no ano do Sesquicentenário da Imigração Alemã, Estrela pretendia inaugurar nove prédios novos para as escolas de diversas localidades em 1974. A Pinheiro Machado era a segunda a ficar pronta e tinha custado cerca de 50 mil cruzeiros, com duas salas de aula e uma sala administrativa.

O primeiro educandário que tinha sido inaugurado era em Linha Figueira e o próximo era no bairro Moinhos. Até hoje a Escola Pinheiro Machado funciona na localidade.

Hoje é

  • Dia do Apicultor
  • Dia Internacional da Biodiversidade Biológica
  • Dia do Abraço
  • Dia Mundial do Gótico

Santo do dia: Santa Rita de Cássia

Acompanhe
nossas
redes sociais