Empresas da serra gaúcha irão doar pontes e pontilhões para restabelecer acessos às áreas rurais do Vale do Taquari. Informação foi anunciada pelo presidente da CIC-VT, Angelo Fontana, em entrevista à Rádio A Hora, nesta quarta-feira, 22.
Ao todo, serão doadas 11 estruturas em metal, divididas entre a região alta e baixa do Vale. Fontana explica que essas pontes serão exclusivamente para suprir a demanda dos interiores. “São estruturas que atendem as áreas rurais, não tendo relação com as rodovias estaduais.”
Todos os governos municipais tiveram a oportunidade de enviar projetos para análise. Entretanto, foram selecionadas as que estavam dentro dos critérios estabelecidos. “A extensão deve ter entre 10 e 20 metros. Os pontilhões possuem uma via só e suportam até 45 toneladas”, explica o presidente da associação.
As estruturas são definitivas e as prefeituras vão arcar com a infraestrutura das cabeceiras, as coberturas para circulação e a lateral. Fontana ressalta que estão em um trabalho frenético para entregar as pontes e pontilhões com brevidade, no entanto, estão sendo priorizados aqueles municípios que estão melhores preparados.
Assista a entrevista na íntegra