Após dias de angústia e persistência para a limpeza e reconstrução, depois de ser atingido pela enchente, o Colégio Madre Bárbara retornou às aulas e teve boas notícias. O recebimento da certificação como Escola Farol do Programa Líder em Mim (LEM) acalentou o coração da comunidade escolar. A instituição é parceira do Programa há sete anos e foi na quinta-feira, 16, que a tão esperada resposta ocorreu na Convenção Soluções 2024 – Seja o Futuro, em São Paulo, onde o Colégio não pode estar presente devido ao cancelamento dos voos e bloqueio do aeroporto pelas cheias do Rio Grande do Sul. A equipe do Madre Bárbara e também estudantes do turno da tarde, se reuniram para acompanhar ao vivo o momento da divulgação e a comemoração contou com muito entusiasmo.
Na transmissão, o diretor de qualidade do programa Líder Em Mim, representante oficial da Franklin Covey no Brasil, Marco Antônio Ferraz, relembrou da visita que fez ao Colégio Madre Bárbara e o quanto o Colégio Madre Bárbara era uma das escolas mais bonitas que visitou, confessando sua emoção ao ver imagens aéreas da escola que foi atingida pela enchente, também demonstrando solidariedade e citando que sente muito orgulho de ter o Madre Bárbara como Escola Farol. A equipe do LEM realizou uma homenagem para todo o Rio Grande do Sul.
Orgulho que não cabe no peito
A coordenadora pedagógica Cláudia Rockenbach, conta que o Prêmio Escola Farol foi desejado e esperado por todos do Madre Bárbara. “Foram sete anos de muito trabalho, aprendizado e dedicação, em busca do nosso objetivo. Receber esse prêmio foi uma enorme emoção”, segundo a coordenadora, saber que todo o esforço desempenhado pelos profissionais e pelos alunos resultou no prêmio mais esperado por toda a comunidade escolar, é, de fato, motivo de muito orgulho e admiração.
Cláudia destaca que o conceito de liderança que o Líder Em Mim ensina, é desenvolvido com as crianças desde o 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, até os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. “Essa conquista não é só dos educadores, mas de todos os estudantes que se envolveram e abraçaram a nossa proposta. Além claro, dos pais que são peças fundamentais para a aplicação dos ensinamentos fora do espaço escolar. Esse prêmio é dedicado a toda nossa comunidade escolar”.
Como coordenadora e incentivadora do Programa no Colégio Madre Bárbara, Cláudia confessa que o coração transborda de admiração, orgulho e felicidade, não apenas pelo recebimento do prêmio, mas por toda a evolução que percebe nas crianças com a implementação do projeto. “Ver a carinha delas ao receber a premiação, os gritos de alegria, os pulos de emoção e as lágrimas de euforia, foi inspirador”.
O assessor pedagógico do Líder em Mim no Madre Bárbara, Ênio Jr, gaúcho e morador do Rio Grande do Sul, também esteve de forma remota recebendo a premiação. Ele conta que quando as escolas decidem tentar a certificação, precisam passar por um processo. Segundo Jr. a escola é autônoma ou não de passar pela certificação e desde setembro iniciou o processo de verificação em todos os pontos que seriam analisados.
“Fizemos nosso olhar quais pontos a serem desenvolvidos e aperfeiçoados, fomos trabalhando a cultura de liderança e nos empenhamos para que quando viessem os certificadores, pudessem observar naturalmente o que a escola representa do Líder em Mim durante todo esse tempo que trabalha. Foi uma surpresa diante de todo o cenário catastrófico que enfrentamos. Um presente receber a certificação”.