A intercooperação, um dos princípios fundamentais do cooperativismo, ganha destaque mais uma vez ao aproximar e impulsionar o desenvolvimento entre empresas cooperativas. Em consonância com essa premissa, a Cooperativa Dália recebeu, recentemente, a visita da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) em seu Complexo Industrial Lácteo, localizado em Arroio do Meio.
Segundo a Gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, a Camnpal é uma parceira de longa data da Dália, pois fornece leite há vários anos. “Recebemos o gerente do Posto de Leite, Juliano Binotto, a auxiliar de escritório, Graciele Barbieri, e os laboratoristas Adriane Facco e Edson do Nascimento, que conheceram todo o processo de envase na unidade”, detalha Ivane.
Fortalecimento da parceria
Durante a visita, os quatro representantes da Camnpal acompanharam as atividades no Laboratório de Análises de Recebimento de Leite, quando puderam esclarecer dúvidas relacionadas às análises do leite expedido pela Camnpal. “Foi uma experiência enriquecedora e estamos contentes em receber novamente nossas cooperativas parceiras, fortalecendo essa importante intercooperação entre as empresas”, reforça a gerente da Dália.
Ivane ressalta ainda que a busca por experiências e a troca de conhecimento no laboratório promovem alinhamento e evolução no trabalho diário entre as equipes parceiras. “Este trabalho conjunto contribui para a melhoria contínua da qualidade do leite entregue à cooperativa”, avalia.
Complexo Industrial Lácteo: capacidade de receber mais de 1 milhão de litros por dia
O Complexo Industrial Lácteo foi inaugurado em 2014 e tem capacidade de recebimento de 1,1 milhão de litros de leite/dia. Na unidade, são envasados os produtos: leite Integral, Desnatado, Semidesnatado, Zero Lactose e a linha Sabor da Fazenda. Além destes itens, há o envasamento de leite em pó e creme de leite.
Desde agosto do ano passado, a planta industrial conta com um novo depósito de 1,2 mil metros quadrados e com capacidade para armazenar 1,5 mil toneladas de leite em pó e 10 milhões de embalagens primárias para industrialização de leite UHT, que são em formato de bobinas.
Outro investimento, realizado em 2023, foi a aquisição de uma nova e moderna máquina de envase de leite em pó, que traz benefícios como qualidade e a possibilidade de estender o prazo de validade do produto.
LEGENDA:
Representantes da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma conheceram processo de envase de leite
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação