Uma nova alternativa agiliza a travessia entre Lajeado e Arroio do Meio, no trecho da ERS-130. Instalada pelo Exército na terça-feira 14, uma passadeira, ou passarela flutuante, permite o tráfego de pessoas na divisa dos municípios. No início da manhã desta quarta, barcos ainda operavam no local. A passagem foi liberada por volta das 9h.
A passadeira funciona 24h por dia. Guarnições do Exército permanecem no local o tempo todo. Fazem distribuição dos coletes. Cerca de 30 pessoas passam no local por minuto na estrutura que tem cerca de 80 metros de extensão.
A passagem provisória liga as cidades, já que as duas pontes sobre o Rio Forqueta foram destruídas pelas cheias. Na passadeira, é permitida a passagem de 45 pessoas por minuto, em um único fluxo. A interligação é feita exclusivamente para pedestres.
A estrutura é instalada na altura da água. O material veio de Santa Catarina, em módulos, e levou cerca de 40 minutos para a montagem. Até então a travessia sobre o Rio Forqueta era feita por barcos de voluntários ou botes do Exército.

Foto: Gabriel Santos
Moradora de Arroio do Meio, Mara Forneck, trabalha como coordenadora pedagógica do Colégio Gustavo Adolfo, em Lajeado, e faz a travessia entre as duas cidades pelo Rio Forqueta todos os dias.
Desde o fim de semana, a travessia é feita com botes do Exército, mas Mara conta que também atravessou o rio com os barcos de voluntários. “Foi tranquilo, eles nos deixam seguros”, afirma.
Nesta semana, no entanto, com a nova cheia no Vale, ela diz que o acesso até o rio se tornou mais difícil, com muito barro nas duas margens.