Entre as medidas de apoio ao Rio Grande do Sul anunciadas nesta quarta-feira, 15, em São Leopoldo, pelo governo federal, está o pagamento de um auxílio financeiro para as famílias atingidas pela catástrofe do começo deste mês.
O depósito de R$ 5,1 mil será feito via Pix pela Caixa Econômica Federal, em parcela única. A estimativa da União é de que pelo menos 200 mil famílias afetadas diretamente pelas inundações sejam contempladas.
A comprovação se dará apenas pelo endereço em que a família reside, com o objetivo de repor equipamentos e outros bens perdidos no evento climático. O impacto inicial previsto é de que sejam movimentados R$ 1,2 bilhão com a medida.
Outros anúncios foram feitos durante a visita da comitiva federal no RS. Na área habitacional, o governo federal vai entregar uma casa gratuitamente para famílias que perderam seus imóveis e se encaixam nas faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida.
Também foi confirmada a nomeação do gaúcho Paulo Pimenta para comandar o recém-criado Ministério Extraordinário de Apoio a Reconstrução do RS. Até então, o ex-deputado comandava a pasta da Comunicação Social do Executivo federal.