A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão da 7ª e da 8ª rodadas do campeonato nacional. A decisão foi tomada em resposta ao pedido de 15 dos 20 clubes que disputam a Série A. O comunicado foi feito na noite desta quarta-feira, 15.
Os jogos adiados estavam programados para os próximos dois fins de semana. Este período coincide com as partidas envolvendo as equipes gaúchas (Grêmio, Internacional e Juventude), cujas atividades profissionais foram interrompidas.
A CBF explicou que a decisão atende ao pedido dos clubes devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Em comunicado, “a entidade afirmou estar solidária com cada vítima desse evento catastrófico e está empenhada no âmbito nacional e internacional para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise.”
Uma reunião do Conselho Técnico Extraordinário da Série A está prevista para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
O Brasileirão está programado para retornar no dia 1º de junho, com a realização da 9ª rodada.
Quem pediu a suspensão:
- Atlético Goianiense;
- Atlético Mineiro;
- Athletico Paranaense;
- Criciúma;
- Cruzeiro;
- Cuiabá,
- Bahia;
- Juventude;
- Vitória;
- Fluminense;
- Fortaleza;
- Grêmio;
- Botafogo;
- Internacional;
- Vasco da Gama.
Contra a suspensão:
- Bragantino;
- Corinthians;
- Flamengo;
- Palmeiras;
- São Paulo.