Voluntários unem esforços para reconstruir o Vale

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Voluntários unem esforços para reconstruir o Vale

Presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, e o dentista Tete Kerbes detalham mobilizações

Voluntários unem esforços para reconstruir o Vale
Ney Lazzari, presidente da Fundação Univates e Tete Kerbes, odontólogo e influencer (Foto: Rodrigo Gallas).
Vale do Taquari

A solidariedade ganha cada vez mais força no Vale do Taquari após mais uma enchente que assolou a região e o estado. A Univates, por exemplo, centraliza serviços em prol dos desabrigados. Conforme o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, a mobilização está intensa na instituição com a presença de equipes do Exército, Corpo de Bombeiros do Estado, Defesa Civil, além de profissionais da área da saúde e outros, pessoas vindas de São Paulo. “A primeira preocupação foi com nosso pessoal. em torno de 1,8 mil profissionais das mais diversas áreas afetados, sendo que 68 deles perderam praticamente tudo de suas casas.”

Ainda de acordo com Lazzari, mais de 150 alunos procuraram a instituição para tentar renegociar a mensalidade, pois apresentaram dificuldades no pagamento da mensalidade deste mês. “Aqueles que estavam com alguma dificuldade de pagamento, enviaram provas para comprovar que não estão em condições de pagar e essa mensalidade será jogada lá pra frente”. Sobre as aulas, ainda não há previsão para retorno dependendo muito da mobilidade, ainda temos muitas idificuldade sde caesso.

São cerca de 30 empresas no Vale que tiveram suas estruturas danificadas pela força das águas e concentram atividades e funcionários em espaços cedidos pela Univates.

Além disso, o trabalho de voluntários segue na cozinha solidária reunindo cerca de 700 pessoas na produção da alimentação, chegando a quase três mil refeições diariamente. “Maior parte é doação vinda das mais diversas partes do estado e fora dele também.”

Lazzari reforça que a grande preocupação é com o pós-evento. “Isso vai levar meses e anos para essas famílias. Mais de quatro mil desabrigadas em toda a região. Essas pessoas vão precisar de casas, vamos precisar de recursos para essa retomada, para construir novas moradias e isso vai demandar tempo.”

Voluntariado

São famílias das mais diversas localidades do estado e fora que se mobilizam para ajudar de alguma forma as famílias atingidas no Vale do Taquari. As doações são de mantimentos, roupas, produtos de higiene, limpeza, móveis e, em meio a tudo isso, surgem pessoas que se comovem com a causa e buscam ajudar, como é o caso do dentista Estevan Kerbes, o Tete Kerbes, que na enchente passada fez uma trabalho voluntário e junto com outras pessoas, mudaram a vida de centenas de famílias.

“As pessoas ajudam e isso é maravilhoso. A força da solidariedade traz resultandos incríveis para essas famílias que perderam tudo. Já conseguimos, através da vaquinha online, arrecadar mais de R$ 170 mil. Só peço uma coisa, ajude o Vale do Taquari”, fala emocionado.

Para quem quiser contribuir

AJUDE O VALE DO TAQUARI
Clique aqui

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais