Os deslizamentos e inundações desafiam os acessos à cidade de Roca Sales. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Roca Sales, Cleiton Telocken (Telega), a maior parte dos prejuízos está nas estradas do interior, com estimativa de mais de 100 barreiras caídas em torno de todo o município.
“Há barreiras entre Picão e a comunidade do Pinheirinho que, mesmo com três máquinas hidráulicas, eu acho que leva um mês trabalhando para tirar”, estima Telega. “Temos problemas no interior da cidade que não sabemos como vamos fazer o acesso. O que aconteceu no interior, a gente fica sem palavras”.
Apesar dos esforços incansáveis das equipes para restabelecer os principais acessos da cidade, a cheia do último final de semana frustrou esses avanços. A exemplo da avenida Daltro Filho, onde as obras de recuperação, iniciadas na semana anterior, foram comprometidas pelo desmoronamento e rompimento da estrutura provisória. O acesso facilitava a passagem de veículos de Encantado e Roca Sales para Colinas e Estrela.
“Não há previsão dos veículos passarem nessa rota”, explica Telega. Segundo ele, antes do rio voltar a subir, o maquinário estava na Linha Júlio de Castilhos para desobstruir as barreiras do interior do município. “Estávamos tentando ajeitar para as pessoas conseguirem vir do interior para a cidade. Então , temos todo maquinário lá, o que está dificultando o começo das obras aqui”.
As reparações no local foram retomadas, mas sem previsão para conclusão. Nesta terça-feira, 14, a entrada de Roca Sales será bloqueada, a fim de evitar o trânsito de curiosos e prejudicar o trabalho realizado pela prefeitura. Na quarta-feira, parte do trecho será liberado.