Com a iminente elevação do Rio Taquari devido às previsões de chuvas intensas para este fim de semana, 11 e 12, a região está em estado de alerta máximo, e os moradores das áreas afetadas ainda não receberam autorização para retornar às casas.
Em Encantado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fez um levantamento sobre a movimentação de massas em áreas com alto risco de deslizamentos. Diante dessa situação, o prefeito do município, Jonas Calvi, faz um apelo para que as pessoas não retornem a essas áreas de perigo. “Não voltem para as residências que tenham qualquer rachadura ou movimentação do solo. E quem não saiu, saia. Não temos outra opção” declara Calvi.
Dessa forma, seguindo parecer e orientações técnicas da geóloga, Lucilene Mallmann (CREA 128.076D), é necessário realizar as seguintes ações urgentes:
- Evacuação imediata da população afetada em áreas dos bairros Santo Antão, Santa Clara, Parque Perolim e Pinheirinho, conforme imagens;
- Restrição da circulação de veículos, especialmente os pesados, nessas áreas;
- Comunicação aos órgãos responsáveis para reforçar as restrições de acesso;
- Bloqueio total das áreas durante períodos de chuva, visando evitar novos incidentes.
- Confira o mapa das áreas de risco
A análise da geóloga é baseada em pontos específicos onde ocorreram deslizamentos. Entretanto, se o morador perceber movimentação de terra, fissuras, fendas ou qualquer outro risco, por precaução, também deve deixar a moradia.