Prefeitura e Defesa Civil precisaram mudar regras de utilização do desvio municipal criado por conta de bloqueio, de três quilômetros, na RSC-287, na região de Vila Mariante. O trecho havia sido liberado para a passagem de caminhões, contudo a falta de sensibilidade de curiosos, com veículos leves, congestionaram o trecho. Por conta disso, o local foi bloqueado para todos os veículos na tarde desta quinta-feira, dia 9, e reaberto nesta sexta-feira, dia 10, apenas para moradores locais. A medida foi anunciada pelo responsável pela Defesa Civil, Luciano Teixeira.
Ele informa, inclusive, que vários veículos de pequeno porte precisaram ser removidos, depois de atolarem no local, o que paralisou em diversos momentos o trabalho de limpeza em Vila Mariante. Além disso, “na sequência esse mesmo maquinário também precisou atuar em nova manutenção do desvio”, lamentou. Desde então o desvio municipal é fiscalizado com o apoio dos agentes municipais de trânsito e policiais militares.
Rota de Santa Maria
Em paralelo, a Concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela manutenção da RSC-287, informa que no fim de semana pretende iniciar a reconstrução do trecho destruído pela enchente em Venâncio Aires. O diretor-geral da concessionária, Leandro Conterat, disse que a área exige grande volume de material para reconstrução do aterro. Quatro crateras, ao longo de três quilômetros, foram criadas em Estância Nova.
No entanto, a recomposição do tráfego provisório, a partir de um desvio a ser feito ao lado da rodovia principal, poderá levar até quatro semanas para ficar pronto, mas pode ser agilizado a partir da ajuda de empresários de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul interessados em contribuir, de forma voluntária, com empréstimo de maquinário e no transporte de material. O alinhamento da ajuda será afinado em encontro do poder público, empresários e concessionária neste sábado, dia 11, justamente na data de aniversário de Venâncio Aires, quando a cidade completa 133 anos de emancipação política-administrativa.