A região dos Vales registra mais de 50mm desde a madrugada. Os maiores volumes se concentram em Venâncio Aires (52mm) e Teutônia (49mm). Em cidades das cabeceiras do Rio Taquari, a exemplo de Cotiporã, o acumulado chega a 48mm.
No decorrer do dia, com o fluxo de umidade vindo de norte associado a uma área de baixa pressão, favorece o retorno das chuvas sobre o RS, sendo mais intensas e com temporais no centro, norte, nordeste, vales, capital e litoral norte.
Os volumes ficam em torno dos 60 aos 90 mm/dia, devendo passar dos 120 mm/dia no norte, vales e serra. Os ventos sopram de leste/nordeste na metade sul e leste gaúcho com rajadas entre 35 e 55 km/h mantendo o mar agitado e ao mesmo tempo dificultando o escoamento da lagoa.
Especialistas alertam para condição de cheia no Rio Taquari. Por conta do solo encharcado e dificuldade em escoar a água podem acontecer novas inundações.
Outro alerta é em relação ao risco de deslizamentos. Por conta do cenário, autoridades reforçam que famílias em abrigos não saiam destes locais e quem reside em área crítica deve deixar o local.