O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que as empresas podem requisitar a suspensão, por até 12 meses, dos pagamentos previstos em contrato de crédito com a instituição. São 56 mil operações elegíveis para a medida, que vale para qualquer empresa sediada no Estado – com prioridade para micro, pequenas e médias.
Os pedidos de suspensão devem ser realizados até o dia 31 de outubro. Após os 12 meses, as empresas poderão optar entre duas formas para quitar os valores do período. Uma delas é diluindo os valores nas parcelas do período remanescente do contrato. A segunda é alongando o prazo original por mais um ano.
O BNDES também determinou a destinação de R$ 500 milhões para reforçar o fundo garantidor FGI Peac Crédito Solidário. O Fundo foi criado para viabilizar o acesso ao crédito por parte de micro, pequenas e médias empresas e microempreendores individuais (MEI), que tem menos capacidade de oferecer garantias financeiras aos bancos.
Dessa forma, o FGI Peac Crédito Solidário pode ser acionado por interessados em obter financiamento junto a qualquer banco, seja ele público ou privado. A depender da operação, o BNDES garante até 80% da operação. A intenção é estimular os bancos a emprestarem um total de R$ 5 bilhões.