Voluntários preparam mais de 2 mil marmitas para desabrigados

"Cozinha Solidária"

Voluntários preparam mais de 2 mil marmitas para desabrigados

Grupo utiliza uma cozinha cedida pela Univates para preparar as refeições diariamente

Voluntários preparam mais de 2 mil marmitas para desabrigados
(Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Em meio a situação catastrófica que o estado todo enfrenta, a solidariedade se espalha por todas as regiões. Um brilho de esperança surge no Vale do Taquari com a iniciativa da Cozinha Solidária. Localizada no prédio nove da Univates, um grupo de voluntários se dedicam diariamente a produzir mais de 2 mil marmitas para as vítimas.

Além do alimento físico, cada marmita traz consigo na tampa, uma mensagem de solidariedade, cuidadosamente escrita por crianças, como demonstração de carinho e afeto. O apoio não se limita apenas aos voluntários; entidades comunitárias e empresários também se unem à causa e apoiam o grupo.

Gabriel Miller, cozinheiro e voluntário, fala sobre a gratidão à comunidade que se mobiliza em prol da solidariedade. “Aqui fica o meu ‘muito obrigado’ a cada um que vem ajudar. Temos aqui um grupo de voluntários que se mobilizam para ajudar as pessoas. Não é só a gente que tem essa iniciativa, mas ajudamos como podemos. Se cada um fizer um pouco, conseguimos dar a volta” diz.

Além de preparar refeições, a equipe da Cozinha Solidária estabeleceu uma rede de comunicação com outras cozinhas solidárias da região, para evitar desperdícios e otimizar o alcance do auxílio.

DOAÇÕES

A equipe recebe, no mesmo local, doações de alimentos e donativos de quem quer ajudar. Além disso, os voluntários também divulgam que precisam de auxílio na logística para a entrega nos locais. O casal Cláudio e Adriana Griesang comentam sobre espírito altruístico ao dedicar parte do tempo à causa. Para eles, contribuir durante momentos difíceis é uma responsabilidade de todos. “Quem pode, tem que ajudar nessas horas. A ajuda que recebemos aqui é tão pouco perto de quem perdeu tudo”, declara Griesang.

A iniciativa começou no último sábado, 4, com preparo de 200 refeições, e hoje, o local recebe ajuda de várias pessoas e prepara milhares de marmitas. Adriana destaca a importância de agir em momentos de crise. “Trabalhei na Cozinha Solidária em setembro de 2023 e agora em 2024 de novo. É muito bom. Porque ficar em casa, a gente se sente impotente. Temos que ajudar e aqui estamos ajudando quem precisa”, diz Adriana.

COMO AJUDAR

A Fundação Univates organizou uma chave PIX própria para receber doações que serão direcionadas exclusivamente para a Cozinha Solidária – Vale do Taquari. O valor recebido será utilizado para a compra de insumos necessários para a produção e entrega de refeições para pessoas afetadas pelas enchentes e voluntários que estão atuando na região. A prestação de contas será feita no portal da Instituição. A chave PIX para doações é: ajudavt@univates.br

Interessados em atuar como voluntários na Cozinha Solidária – Vale do Taquari podem participar do grupo de WhatsApp disponível neste link. Doações de alimentos perecíveis e não perecíveis podem ser entregues no Laboratório de Gastronomia, na sala 515 do Prédio 9.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais