Agência internacional vai ajudar a reconstruir Cruzeiro do Sul

CHEIA DO TAQUARI

Agência internacional vai ajudar a reconstruir Cruzeiro do Sul

Além do auxílio imediato, objetivo é retirar famílias das áreas de risco. Socorro em atendimento médico também é prioridade

Agência internacional vai ajudar a reconstruir Cruzeiro do Sul
Foto: Rangel Felipe
Vale do Taquari

Representantes da USAID, agência de auxílio humanitário com sede nos EUA, estiveram na tarde desta quinta-feira, 9, em Cruzeiro do Sul. Durante reunião com o prefeito João Dullius, reiteraram o engajamento em direcionar recursos para a reconstrução da cidade. “Se disponibilizam para ajuda imediata. Deve vir em até dez dias.”

Além do auxílio imediato, a esperança para o futuro de Cruzeiro do Sul é tirar as famílias das áreas de risco. Nesse sentido, as tratativas avançam. “Precisamos tranquilizar a comunidade e priorizar o trabalho pela reconstrução”, pontua Dullius.

Conforme levantamento inicial, são mais de um mil casas destruídas, em média, 40% do total de moradias e mais de 5,2 mil pessoas desalojadas em abrigos do município. “As que não foram destruídas, apresentam avarias. Tubulações inteiras da Corsan arrancadas, algumas localidades sem qualquer acesso por terra.”

A reconstrução requer tempo e será por etapas. “É momento de vencermos mais uma etapa de forma gradativa. Estamos fortemente trabalhando e serei o último a pular desse barco e ele não vai afundar”, garante.

Outra demanda é a destinação de veículos preparados para acessar áreas remotas. Famílias estão em localidades isoladas e precisam de atendimento em saúde. Além disso, sete das 14 escolas foram danificadas e mais de 900 alunos são impactados.

Acompanhe
nossas
redes sociais