Fortemente atingido pela cheia do rio Taquari, o supermercado STR Lajeado retoma os atendimentos nesta quinta-feira, dia 9. Presidente da instituição, Lauro Baum concedeu entrevista ao programa Frente e Verso da Rádio A Hora, onde detalhou os prejuízos, o trabalho para reabilitar a unidade e como funcionará o atendimento.
De acordo com Baum, a enchente alcançou parâmetros jamais pensados, tanto em Lajeado quanto em Estrela, locais onde as unidades do STR foram atingidas. Segundo ele, em Lajeado faltou 20 centímetros para a água alcançar a loja principal, enquanto em Estrela a água invadiu o espaço em cerca de 50 a 60 centímetros. “Nosso refúgio para as mercadorias sempre é o estacionamento, mas eles acabaram totalmente cobertos.”
Na maior cidade do Vale do Taquari o trabalho de recuperação e limpeza começou na sexta-feira, 3, quando as mercadorias molhadas começaram a ser retiradas para descarte. O trabalho foi encerrado na segunda-feira. “Vamos abrir da forma como conseguirmos.”
Já em Estrela a reabertura levará mais tempo. Conforme Baum, o rio entrou na unidade e carregou praticamente todas as mercadorias. “Ficaram 4 ou 5 pallets de produtos”, afirma. As equipes da empresa começaram a atuar assim que as águas baixaram e alguns funcionários dormem no local por questões de segurança. Neste momento, o STR trabalha para reconstruir a loja de forma a retomar os atendimentos no menor tempo possível, mas ainda não há previsão de abertura.