No abrigo do Ginásio Montanha, em Lajeado, estão acolhidas 67 pessoas resgatadas das enchentes em Cruzeiro do Sul, Estrela e dos bairros Hidráulica e Centro. Durante as chuvas, o local chegou a lotar. Nesta semana, 40% dos atingidos que estavam lá voltaram aos locais de origem e se organizam como podem, para retomar a normalidade. Médicos e enfermeiros fazem visitas diárias, acompanhando pacientes diabéticos e fornecendo assistência à pessoas com queixas e dores.
A empatia das mães do Bairro Montanha e das comunidades têm sido fundamental para acolher. O carinho vem em forma de lanches. “As mães estão trazendo sanduíches, cachorro quente e bolos”, afirma a coordenadora do abrigo, Josiani Pezzi. Os afetados recebem café da manhã, marmitas no almoço e ao jantar e durante todo o dia. No balcão de entrada do ginásio, estão os lanches. A comunidade se reveza na entrega dos bolos da tarde.
Diferentemente do Parque do Imigrante, em que as famílias são divididas por barracas, no Montanha, o espaço de cada “lar provisório” é delimitado por cadeiras, que criam linhas divisórias imaginárias a fim de manter a privacidade. O abrigo ficará aberto por tempo indeterminado